A primeira vez que ouvi falar na "senhora" que dá nome ao post foi através de uma amiga chamada Maria - não a "nossa" Maria, amiga dos amigos, aqui do blog, historiadora e teatróloga -, mas uma outra, filosofante amiga, da Universidade Federal Fluminense.
A pesquisa da "outra" Maria focava justamente essa monja, da virada do século XI para o XII, bastante avançada para a época em questão.
Para quem não conhece Santa Hildegarda de Bingen - É, a monja é santa, gente! -, vale a pena uma breve incursão pelo Google. É surpreendente. Aqui registro apenas o começo do que lá está: "Santa Hildegarda de Bingen, em alemão Hildegard von Bingen (Bermersheim vor der Höhe, verão de 1098 — Mosteiro de Rupertsberg, 17 de setembro de 1179), foi uma monja beneditina, mística, teóloga, compositora, pregadora, naturalista, médica informal, poetisa, dramaturga e escritora alemã, e mestra do Mosteiro de Rupertsberg em Bingen am Rhein, na Alemanha".
O mais curioso, entretanto, não é apenas tudo isso o que a Santa Hildegarda é - o que já é muita coisa -, mas eu ter encontrado uma referência ao seu nome nada mais, nada menos que no livro "Cerveja - Guia Ilustrado Zahar".
Eis que eu lia o supracitado livro, a fim de conhecer um pouco mais do líquido que adoro beber, quando me deparo com o trecho "Hildegarda e o Lúpulo".
Lá está dito que: "Registros do século VIII mostram que o lúpulo era comumente cultivado nas abadias, mas não especificamente para uso em cerveja. A primeira menção inequívoca sobre esse uso está nos textos de santa Hildegarda (1098-1179), abadessa de Rupertsberg, abadia beneditina perto de Bingen, não muito longe da cidade alemã de Mainz". Ela teria escrito: "Se alguém pretende fazer cerveja com aveia, ela é preparada com lúpulo".
Um comentário à parte: o livro indica que Santa Hildegarda "forneceu o primeiro relato escrito sobre o orgasmo feminino".
Para uma santa, e informado num livro sobre cerveja, o fato é bem curioso!!! Rsss.
4 comentários:
PRECISO LER O LIVRO QUE ELA ( SANTA HILDEGARDA DE BINGEN , NOVA DOUTORA DA IGREJA CATOLICA ) ESCREVEU " SCVES " ( CAMINHOS , EM LATIM ) . PODE ME AJUDAR ?
VI ALGO SOBRE O COREETO LIVOR DELA , DE SANTA HILDEGARDA DE BINGEN ( NOVA DOUTORRA DA IGREJA ) : " SCIVIAS " . COMO TER ESTE LIVRO ?
Caro Luiz Camacho:
Em função da demora na minha resposta, não sei se já conseguiu o livro em questão. Entretanto, se ainda não tiver obtido o que pretendia, posso entrar em contato com a amiga que citei no post, e ver se ela tem alguma informação que possa ser útil.
Aliás, há que se destacar que o trabalho de pesquisa dela, em relação à monja, é algo de maravilhar qualquer um, com documentos obtidos na Alemanha e em horas de imersão no Mosteiro São Bento - se não me falha a memória é no de São Bento mesmo.
Estarei com ela em breve, e aproveitarei para perguntar-lhe sobre "Scivias", inclusive, se há alguma tradução disponível - a não ser que você encare o latim ou o alemão.
Colocarei a resposta, em breve.
Abração.
Para os interessados em hildegarda de Bingen, o livro Scivias já possui uma versão em espanhol. Ricardo me interessei sobre o trabalho de sua amiga, uma vez que no meu mestrado e agora no Doutorado estudo a obra desta que foi inegavelmente o maior nome do Medievo do século XII. A propósito hoje se comemora o dia dela.
Abraços.
Postar um comentário