terça-feira, 20 de setembro de 2011

Algumas críticas a Hegel

   Battista Mondin, em seu "História da Filosofia - volume 3", registra algumas críticas interessantes ao pensamento de Hegel.

   "... erro... no conceito hegeliano de devir: o devir não consiste na síntese de ser e não-ser, mas consiste de ato e potência, ambos, modos de ser.
     É errôneo também o conceito de ser, identificado com o ser em potência, e este, por sua vez, identificado com o não-ser, o nada... O ser poderia ser entendido deste modo se fosse considerado tão indeterminado que não tivesse nenhuma perfeição; na realidade, porém, o ser é a raiz de toda perfeição, inclusive das do devir e do pensamento, que são modos de ser.
   Merece crítica também a identificação da realidade com o pensamento e a consequente conclusão de que o pensamento põe a realidade. O pensamento não põe, nem cria a realidade; ele o atesta.
    É exagerada a procura de sistematicidade: a existência concreta não se submete ao sistema. É excessivo o otimismo que considera o mal como simples propedêutica ao bem e que pretende elevar o homem ao 'saber absoluto', sem levar em conta os limites evidentes da capacidade humana.
    É absurda, finalmente, a pretensão de construir, graças ao método dialético, um sistema acabado, uma vez que semelhante método exclui a possibilidade... de um ponto de chegada, porque ...[este deve] jazer sob a lei triádica da tese, antítese".
  
   Eu deveria ter deixado de fora aquela crítica à "exagerada procura de sistematicidade", com a observação de que "a existência concreta não se submete ao sistema"; afinal, isso poderia "respingar" no nosso querido Spinoza. Mas, eu corro o risco de deixá-la aqui, visto que nosso querido luso-holandês tem um sistema muito mais "redondo, claro e acabado".
   De qualquer forma, vale à pena a tentativa de entender o obscuro Hegel... até para poder, eventualmente, criticá-lo. Eu, particularmente, não me atrevo.

Um comentário:

mundy disse...

Bem de ser critico eu entendo,rssss, se bem que nos assuntos filosoficos nao me atrevo a criticar , pois meu conhecimento é raso em geral, eu diria que escrevo de forma mais empirica denttro do que possa ser considerado por mim , algo dentro de uma razao lógica, mas melhor falando , escrevo mais por teimosia mesmo, para tentar ainda manter um contato mesmo que seja por aqui com meu amigo e compadre, afinal moro a milhares de quilometros de distancia do nobre amigo de 32 anos, outra caracteristica minha seja a ironia ácida, rssss, ando magoado com tanta coisa, mas melhor ficar quieto, simplesmente escrever aqui vez por outra , amaina um pouco algumas chateaçoes dentro do meu ser , o interessante que atualemnete ando tendo mais contato com pessoas no mundo virtual que no mundo fisico, mas alguma destas pessoas se mantiveram afastadas tanto no plano fisico, que hoje esta ótimo o contato virtual, mas as magoas em relaçao a alguns personagens que fizeram parte da minha vida sao profundas, afastei me por problemas que me impedem de ir ao encontro delas e isto foi a senha para que ao isolamento fosse brindado,é a vida nos prega mais de uma peça, perder bens materiais nao me fazem tanto mal como a perda do convivio de pessoas que em eram tão próximas, mas vida que segue , assim é a nossa existencia.