sexta-feira, 10 de maio de 2013

O "vulgo" é algo a ser temido

   Spinoza, como Machiavelli, é um grande cientista social... talvez, por ambos entenderem muito bem a psicologia humana.
   Na Parte IV da Ética, proposição 37, escólio 2, Spinoza fala do Estado - na verdade, o assunto começa um pouco antes, mas a indicação direta e formal acontece aí. E depois continua tratando dessa associação dos homens em comunidade - tudo, sob a perspectiva da força das paixões.
   Na proposição 54, escólio, aparece uma passagem que poderia, facilmente, passar como machiavellina, que corresponde ao controle que se faz sobre a "multidão" - ou o "vulgo", nos termos de   Spinoza. Esse "controle" se faz necessário visto que, como nos diz o holandês, "Terret vulgus, nisi metuat".
   Escreve Spinoza:
   "Como os homens raramente vivem sob o ditame da razão, esses dois afetos, quer dizer, a humildade e o arrependimento [que não são virtudes, para Spinoza], assim como a esperança e o medo, trazem mais vantagens que desvantagens. Portanto, se pecar for inevitável, é preferível que se peque por esse lado. Com efeito, se os homens de ânimo impotente fossem, todos, igualmente soberbos, se não se envergonhassem de nada, nem tivessem medo de coisa alguma, como poderiam ser unidos e estreitados por quaisquer vínculos? O vulgo, se não tem medo, é algo a ser temido. Não é de admirar, por isso, que os profetas, que visavam não a utilidade de uns poucos, mas a utilidade comum, tenham recomendado tanto a humildade, o arrependimento e a reverência. Na verdade, os que estão tomados desses afetos podem ser muito mais facilmente conduzidos que os demais a viver, finalmente, sob a condução da razão, isto é, a serem livres e a desfrutarem de uma vida de beatitude".
   Spinoza mostra uma espécie "benevolente" de manipulação, pelos profetas, sobre o "vulgo". Mas é interessante perceber que essa ideia permanece presente, ainda hoje, com vistas a planos bem menos preocupados com um desfrute de uma vida mais livre por parte destes que são "conduzidos" pela "humildade, arrependimento, reverência, medo e esperança". 

7 comentários:

Fê Mundy disse...

Bem passado algum tempo sem computador em casa, agora retornando com aparentemente o problema resolvido, é meu nobre vem um feriado por aí e seria bom se pudessemos botar a conversa em dia , feriado dia 30 de maio e no dia primeiro de junho completo 50 primaveras de uma vida meio que atribulada, mas que teimo em seguir adiante.

mundy disse...

E o tempo passa e as caravanas se aproximam do ponto de chegada, o que quero dizer com isso começamos a LA com 32 clubes sendo seis brasileiros, hoje sao apenas 8 na LA e dentre eles 2 Brasileiros, o Galo Mineiro ou Botafogo de Minas e o Tricolor das Laranjeiras ou melhor Fluminense Football, interessante que dos Brazucas que restaram um encanta (Galo ) e outro causa espécie para os críticos ainda esta vivo na LA(FLU), em mim estranheza alguma sinto pelo meu Tricolor estar entre os oito e muito menos me espantara de estarmos entre os quatro e depois entre os dois e finalmente ao fim estarmos no Pódio em primeiro, pois a mim nada surpreende em se tratando de FLU de e para desespero de todos de ao fim desta competição estarmos a comemorar mais um feito desta brava e ao mesmo tempo estranha equipe que ousa desafiar aos críticos, um recado chulo dentro de um texto até que um pouco bem escrito "CHUPA MIDIA" o Fluzao é o The Best.

mundy disse...

Meu fraterno Compadre nao deve ter entendido nada no blog dele que versa sobre Filosofia e se puder uma veneração ao Spinoza, entra aqui um sujeito e escreve um texto sobre futebol, rssss, mas é que vi o Titulo do Post "o "Vulgo" é algo a ser temido" e filosoficamente dentro de uma viagem futebolistica ousei pensar que "o vulgo e o temido" poderiam ser num exercicio de imaginação fértil mental fazer um trransporte para o cenário esportivo, sabes que nao sou bom em assuntos complexos como Spinoza, Foccault, Kant e etc, por mais que tente os ler cada vez os entendo menos, não há em mim a capacidade de ir mais além de que ler tres ou quatro páginas,confesso que neste post do fraterno nao passei do Titulo,rsss, mas escrevendo sobre o futebol e na viagem mental que fiz , de alguma forma foi uma maneira de ao meu jeito poder interagir no Blog.

mundy disse...

Escrevi alguns comentários e lógico que devido aos contratempos da vida não obtive resposta alguma, masa queria lembrar ao Compadre que dia primeiro de junho está chegando e gostaria muito de estar com o fraterno, mas não dá para fazer isso, se o mesmo nao dá as caras por aqui e nunca é encontrado em casa, hahahahahaha, atende esta porcaria de telefone, hahahahahahahahahaha.

mundy disse...

Bom dia, eu sou um sujeito quase cinquentenário, e tenho uns pontos de vista que alguns reformulo, outros tento reformular e outros nao mudo de jeito algum, nos que ando querendo reformular é na questao de manuntençao de um blog, já tive alguns e abandonei justamente por nao ter como dar a devida atenção a audiencia, sei que as atribulaçoes da vida nao permitem em vários momentos que a presença possa ser diaria, mas também passar a ser bissexta nao entendo como legal, longe de mim querer dizer como se deve conduzir um blog na direçao, produçao de debates e interação, mas no meu pensamento que tento mudar o foco é compreender como se publica textos que trazem a um debate ou troca de ideias, ficar tanto tempo sem atenção, sei que a audiencia é grande, pois os assuntos podem nem ter nada a ver diretamente com o que eu conheça sobre a matéria, mas assim como o dono do blog , algumas pessoas que vinham aqui trocar uma ideia, devem atualmente ler e nao se entusiasmam a escrever algo, pois fica aqui jogado o que dizem , assim como acho que tem sido os textos , vem aqui e coloca e depois devidos as tarefas cotidianas nao permitirem demora a dar as caras de novo e assim tem sido com os amigos do blog que somam 86 ou ate mais, garanto que se a presença do dono fosse mais atuante , mais pessoas se atreveriam a suscitar um debate, e a cada novo amigo que se apresenta por aqui é pedido que escreva e participe com suas idéias, mas sinceramente posso estar sendo um pouco pesado na critica, quem vai escrever se nao tem garantia de resposta, para mim blog é troca de opinioes semelhantes ou diversas, nao propriamente dentro do tema sugerido, mas troca , interação, para se escrever e talvez esperar meses por uma resposta ou atençao, as pessoas preferem ler e seguir em frente sem opinar, bem eu vou tentar mais uma vez entender o porque de se ter um blog se nao pode interagir com as pessoas.

Ricardo disse...

É sempre difícil discordar do meu querido compadre. E esse talvez seja mais um assunto em que ele tem razão... em algum sentido.
A perfeição de um blog parece ser o ambiente aberto para discussões que ele cria. A ausência, seja do moderador, seja de qualquer pessoa que estimule o debate, "esfria" o espaço discursivo.
Até aqui, tudo bem.
Parece-me correto apontar que alguns dos amigos que aqui vinham, podem ter deixado de alimentar as questões por conta desse "esfriamento" do clima de debates.
É... pode ser.
Existe a opção de encerrar o blog quando o lançamento de opiniões próprias ou de respostas às dos amigos é absolutamente pessoal. E, como fez o compadre com seus diversos blogs, o criador do espaço deve tomar essa decisão se achá-la correta.
Outra boa opção do compadre, se a percepção de sua impossibilidade de participação se dava por uma questão não temporária.
No meu caso, entretanto, querido compadre, isto, imagino eu, não se dá.
Sinto-me prenhe de ideias próprias que merecem um espaço para registro. Considero também que há possibilidade de participar, com algum nível propositivo, de trocas de opiniões.
O que tem acontecido é uma questão de opção. Dentre as várias atividades com as quais estou envolvido, aquela que ainda permite um pouco de "adiamento" é a de escrita no blog.
Apesar de ser relativamente desagradável para com os amigos, fico sempre a imaginar que eles, pelos seus próprios excessos de atividades - como alguns demonstram pela inatualidade dos próprios blogs -, consigam entender o fato.
É isso, querido irmão.
Abração.

mundy disse...

Bem eu nunca duvidei que o nobre fosse estéril em idéias para colocar no espaço, muito pelo contrário, mas eu sei que as diversas tarefas possam provocar um adiamento,mas o que questiono e isso parece ser um tanto quanto evidente, que o adiamento por longo espaço de tempo esfrie o debate, é lógico que as pessoas poderiam vir aqui e lançar suas idéias e opinioes e seguirem adiante sem esperar uma resposta, mas a maioria dos blogs nao é assim que funciona, e lógico que o Compadre é um pessoa que o tempo de 24 horas é pouco e eu sei que o meu de 24 horas é muito, hahahahaha, o que eu quis dizer o amigo consegue ter um enorme nível de atividades e eu ao contrário estou com tempo ocioso demais, e tenho mplena consciencia disso e preciso mesmo arrumar atividades para que o dia de 24 horas seja pouco, afinal esta minha inércia está destruindo meu cerebro,hahahahahahaha.Mas olha que mesmo assim ainda tenho algum talento argumentativo.