quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Método Geométrico e Empirismo

  
 Todos estamos acostumados a associar o Método Geométrico de exposição aos racionalistas. A proposta do uso deste método aparece, nos Manuais de Filosofia, sempre ligada ao "pai do Racionalismo Moderno", René Descartes (1596-1650). O acabamento mais perfeito deste método se encontra, obviamente, em nosso querido Spinoza, com sua Ethica ordine geometrica demonstrata. Até aqui, nenhuma novidade.
   Interessante, entretanto, foram duas leituras que fiz há pouco tempo. Uma, do esplêndido Uma nova História da Filosofia, do Anthony Kenny, e outra, menos famosa, mas de muita qualidade também, Espinosa, de Wolfgang Bartuschat.
   Kenny conta, citando John Aubrey, que Thomas Hobbes, com aproximadamente quarenta anos, leu uma proposição nos Elementos, de Euclides, e a achou impossível, "até que por fim ele se convenceu, por demonstração. [...] Isso fez dele um apaixonado pela geometria". Hobbes "vira então a utilidade do método geométrico para a exposição de questões filosóficas".
   Bartuschat, entretanto, explica que "Hobbes o limitara [o método geométrico] aos campos em que os objetos podem ser, de fato, engendrados por nós [... como] na política, cujas leis reguladoras da convivência humana são decretadas por nós".
   Embora Spinoza fosse leitor de Hobbes, não acredito que tomou deste a confiança no Método Geométrico, que certamente lhe veio como herança do Cartesianismo juvenil.

3 comentários:

Paulo disse...

Somente agora pude me "debruçar" no Blog, para realizar algo com enorme, tamanha mesmo, alegria; que fique aqui registrado o que já foi exposto quando nos falamos: Parabéns! Filósofo Ricardo, efetivamente! para mim, a filosofia já estava sob o seu domínio, mas agora, monografia concluída e com aprovação máxima(aliás, como de costume), sua cerne intelectual é agregada as vias acadêmicas. Eu, testemunha de mais uma empreitada sua, de um anseio legítimo de enveredar nessa paixão pela filosofia, só tenho, só tenho meu amigo, meu compadre, meu irmão, de, publicamente, afirmar (sem novidades isso!) o quanto te admiro e te respeito, diferenciado que você é, por ser simples, porém gigante nos valores incorpóreos, bem como, pelo apuro em lidar com o saber. Tenho orgulho de estar sempre aprendendo contigo! que venha o mestrado! mais uma vez, parabéns! Paulo

Clara Maria disse...

Paulo!!
Só posso concordar, em absoluto, com as suas palavras e aplaudir de pé este senhor Ricardo que, embora não conheça fisicamente, admiro incondicionalmente, não pelo que tem, ou pelo que ostenta, mas pelo que é e demonstra ser. Agora que a seguir ao mestrado, que já mexe há algum tempo, que venha o doutoramento e depois o lecionar numa universidade enaltecendo sempre o luso descendente Baruch Espinosa.
Parabéns, senhor Ricardo!
Um abraço
Maria

Ricardo disse...

Queridos amigos, Paulo e Maria:
Não posso deixar de confessar um "nó na garganta" ao ver registrados elogios tão grandes à minha pessoa... especialmente por virem de pessoas de quem gosto tanto. É certo que cada um a seu modo. Paulo é um irmão há já muitos anos. Compartilhamos tudo - cada problema e cada solução. E tem sido assim ao longo desse nosso tempo todo de amizade. Falar pela admiração que tenho por ele é quase redundante.
A Maria é uma amiga de menos tempo. Mas guardo para ela um lugar também especial. Sei da sua sensibilidade, inteligência e dedicação, não só para com a família e alunos, mas também com os amigos. Tenho sorte de ser um deles.
Muito obrigado a ambos.
E que "Santo Spinoza" continue a iluminar minha mente. Rsss.