Mais um "bom encontro", aos moldes spinozanos, aconteceu ontem. Lendo, há algum tempo, uma matéria sobre cafeterias instaladas na cidade de Niterói, fiquei sabendo de um evento chamado "Notas filosóficas" na Occhio Café. Telefonei, no mês passado, para lá e tomei ciência de que o evento era mensal, sendo que a retomada deste ano ocorreria ontem, dia 29 de março.
Embora não conhecesse o "formato", nem o tema, arrisquei-me - ao lado dos meus inseparáveis companheiros filosóficos... e etílicos Levi e Henrique - a ir. Chegamos no espaço - uma cafeteria anexa ao Hospital de Olhos de Niterói -, sendo muito bem recebidos; fizemos um lanchinho e aguardamos o começo do evento... aí, já conhecedores, pelo menos, do formato e da proposta.
A ideia é sempre de um debate filosófico, provocado a partir da apresentação de um tema específico - ontem, a "identidade" -, pelo simpático professor Silvério Ortiz, apoiado em uma produção musical de algum artista específico - ontem, Elis Regina. Desta vez, entretanto, havia uma novidade: em vez de vídeos - se bem que houve um, com entrevista da "Pimentinha" -, um pequeno "voz e violão" - fico devendo, por enquanto, os nomes do excelente violinista e da ótima cantora.
O público é variado, contando com amantes da filosofia; alunos do próprio Silvério; professores de onde ele leciona e etc. Esse é sempre um grande desafio para quem vai apresentar algo sobre a Filosofia: despertar o interesse e prender a atenção de um público multifacetado, com conhecimentos de diversos "graus".
E foi essa a "empreitada" da qual o professor Silvério deu conta. Entre uma pequena explicação e preparação para o que seria "dito" pela música e, depois de ouvida esta ou um trecho da entrevista, algumas observações sobre o tema, provocando a reflexão individual, chegamos ao final com o gosto de "quero mais".
Como eu disse, foi um "bom encontro", já com data marcada para se repetir - a última terça-feira do mês de abril. Segundo pudemos perceber, o tema será "Existencialismo", apoiado na produção artística de Milton Nascimento.
O endereço do espaço é Av. Sete de Setembro, 227.
Vale a pena conferir.
Por último, nosso agradecimento a todos que nos receberam bem, fazendo questão de que nos sentíssemos velhos amigos do prof. Silvério e do local.