Já estava devendo um comentário sobre o segundo "Notas Filosóficas" do ano, que aconteceu na última terça-feira, quando recebi um comentário da Faiga Marques, coordenadora do evento, aqui no blog.
Inicialmente, quero dizer que as informações foram indiretas, mediadas pelos amigos Alan, Henrique e Levi, que me representaram no evento, ao qual mui infelizmente eu não pude comparecer.
No primeiro post sobre o "Notas filosóficas", eu indiquei que entendêramos que o próximo evento faria uma abordagem "milton-nascimenteana" do Existencialismo - ou seria, existencialista de Milton Nascimento? Rsss -, entretanto, não foi o que aconteceu. Milton Nascimento - ou suas canções, pelo menos - compareceu ao evento, mas "acompanhado" de outro ilustre personagem... nosso tão querido Spinoza. Num ato de pura maldade e sadismo, Alan - já sabedor da impossibilidade da minha presença - enviou mensagens seguidas, indicando a "presença" do ilustre luso-holandês na Occhio Café.
O que passou, passou. Não foi desta vez que vi o professor Silvério presenteando o pessoal com suas informações e "sacações" ligando música e filosofia... spinozana, dessa vez. Quem sabe o "raio" não cai duas vezes no mesmo lugar? Rsss.
Segundo o relato da "intrépida trupe filosófica", o evento foi do mesmo nível de excelência do primeiro. E o Silvério ainda teve que enfrentar os questionamentos de Henrique, sempre "revoltado" com a ausência do livre-arbítrio em Spinoza. Aliás, se algum dia minha amizade com esse "sujeito" acabar, a culpa será desse "determinismo" da doutrina spinozana. Rsss.
Mas voltando à simpática e competente Faiga, a coordenadora do evento.
Antes de tudo, parabenizo-a pela organização do evento. Em seguida, agradeço-lhe o carinho em dizer que sentiu minha ausência... informando que se prepare, pois irei ao próximo. Por último, repasso uma informação dela que pode agradar aos amigos dos amigos, sobre um curso de Introdução à Filosofia de Spinoza, na Uerj, ministrado pelo professor Márcio Costa, com início no dia 19/05 (quinzenal), as 18h30min.
Aguardarei que ela me envie o flyer, por e-mail, para postar no blog.
Obrigado, Faiga!