sexta-feira, 29 de abril de 2011

Occhio Café (2)

   Já estava devendo um comentário sobre o segundo "Notas Filosóficas" do ano, que aconteceu na última terça-feira, quando recebi um comentário da Faiga Marques, coordenadora do evento, aqui no blog.
   Inicialmente, quero dizer que as informações foram indiretas, mediadas pelos amigos Alan, Henrique e Levi, que me representaram no evento, ao qual mui infelizmente eu não pude comparecer.
    No primeiro post sobre o "Notas filosóficas", eu indiquei que entendêramos que o próximo evento faria uma abordagem "milton-nascimenteana" do Existencialismo - ou seria, existencialista de Milton Nascimento? Rsss -, entretanto, não foi o que aconteceu. Milton Nascimento - ou suas canções, pelo menos - compareceu ao evento, mas "acompanhado" de outro ilustre personagem... nosso tão querido Spinoza. Num ato de pura maldade e sadismo, Alan - já sabedor da impossibilidade da minha presença - enviou mensagens seguidas, indicando a "presença" do ilustre luso-holandês na Occhio Café.
   O que passou, passou. Não foi desta vez que vi o professor Silvério presenteando o pessoal com suas informações e "sacações" ligando música e filosofia... spinozana, dessa vez. Quem sabe o "raio" não cai duas vezes no mesmo lugar? Rsss.
    Segundo o relato da "intrépida trupe filosófica", o evento foi do mesmo nível de excelência do primeiro. E o Silvério ainda teve que enfrentar os questionamentos de Henrique, sempre "revoltado" com a ausência do livre-arbítrio em Spinoza. Aliás, se algum dia minha amizade com esse "sujeito" acabar, a culpa será desse "determinismo" da doutrina spinozana. Rsss.
   Mas voltando à simpática e competente Faiga, a coordenadora do evento.
   Antes de tudo, parabenizo-a pela organização do evento. Em seguida, agradeço-lhe o carinho em dizer que sentiu minha ausência... informando que se prepare, pois irei ao próximo. Por último, repasso uma informação dela que pode agradar aos amigos dos amigos, sobre um curso de Introdução à Filosofia de Spinoza, na Uerj, ministrado pelo professor Márcio Costa, com início no dia 19/05 (quinzenal), as 18h30min.
   Aguardarei que ela me envie o flyer, por e-mail, para postar no blog.
   Obrigado, Faiga!
  

5 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo:

Agradeço por suas palavras.
Você é muito gentil.
Quanto ao curso, preciso que voce me envie seu email, pois não consegui localizá-lo no blog.
Meu email é faigamarques@gmail.com
Abs e um otimo final de semana
Faiga

Paulo Freitas disse...

Ricardo

Meu nome é Paulo Freitas e trabalho com a Faiga Marques. Ela está precisando enviar algumas informações para você e precisa do seu e-mail. Meu e-mail é freitasps@gmail.com.

Obrigado

Paulo

mundy disse...

Em relaçao ao tema do post , sou muito cru em filosofia,mas já é o segundo post que leio sobre o Occhio Café, e como o assunto café anda me interessando, num próximo evento tentarei ir , nao prometo mas irei, mas pelo café e pelo debate do que pela filosofia em geral,dito isto sobre o OCCHIO, dia 29 de abril proximo passado, fui a Muriaé em Minas Gerais, onde meu primo sa casou no dia 30 e lá me aventurando nos supermercados locais atraves de marcas diferentes ,deparei com umas marcas de cafes de nomes exoticos, com KE SAI oriundo da cidade de Varre Sai do Norte Fluminense , Patuxco da mesma cidade, Fino Grao , DONALICE da cidade mineira de Ervalia, Delicato tambem desta pequena cidade, eu trouxe um na bagagem, alem de diversos outros cafes, bem ainda nao abri o café, pretendo faze-lo o quanto antes, hoje em termos de bebidas degustativas aprecio um vinho, uma boa cerveja e começo a aventurar me no café, tem sido uma boa experiencia, para tentar tirar um melhor aroma da bebida a faço de forma artesanal ,usando coador de pano , na falta de encontrar moedor manual,ainda compro cafe torrado e moido, mas quem sabe nas minhas aventuras descubro um moedor manual para comprar, e como sempre fui apaixonado pelo meio rural, nao poderia ser de outra forma, voltei de Muria com desejo de voltar , fixar me, mas minha esposa já faz minha cabeça para que daqui nao saia, ou seja de Maricá, mas quem sabe ganhando uma graninha compro um pedacinho de terra em Minas Gerais.Convido ao Compadre para uma visita e uma degustaçao, quando abrir espaço em sua agenda,espero que aceite.

Ricardo disse...

Caro compadre:
Gostei de saber que seu interesse pelo café continue. A maior curiosidade nessa estória é que, quando éramos mais "moleques", você nem tomava café. Lembra? Rsss. Eu é que sempre fui o "cafelólatra". Rsss.
Agora, por falar em café... há um capuccino gelado lá na Occhio que é maravilhoso. Só você indo lá saborear!
Sobre o convite, já agradeço de antemão. Vamos marcar, mas com a anuência da Andréa, para não causar embaraços.
Abraços.

mundy disse...

Bem meu interesse por café realmente é recente, nunca fui de fato um apreciador da bebida,mas de uns tempos para cá ando fazendo novas experiencias degustativas e etilicas em geral, hehehehe, lembro me tambem que o gosto por cerveja, foi após os 20 anos de idade , assim como o Vinho, alias minhas decobertas por bebidas foi sempre de forma tardia, entao o cafe ocupa um espaço agora na minha vida, nao tomo todo dia e nem a todo momento, quando me dá vontade , passo um e degusto, sou adepto de fazer apenas quantidade para consumo imediato, o convite esta novamente feito, mas nao entendi o porque de se condicionar a anuencia da Andrea, afinal aqui nunca precisou de concordancia de ninguem para visitas serem feitas, bem espero que realmente apareça , nao fique só na promessa, hehehehehehehe. Aproveito alem do café sirvo ao amigo um Bombom , pois agora produzo esta iguaria.