quinta-feira, 1 de março de 2012

Os Simpsons

   Estava eu passando os olhos por aquela coluna "Você sabia... ?" do Wikipedia, no Portal de Filosofia, quando esbarrei com uma informação, até então, pelo menos para mim, inimaginável. Lá está escrito: "…that The Simpsons and Philosophy: The D'oh! of Homer, a book that analyzes The Simpsons using philosophical concepts, is the main textbook in some university philosophy courses?".
   Ao contrário de um professor meu, que disse que se interessou, certa vez, por um livro desta série - acho que era "The Beatles e a Filosofia" -, mas que nem se atreveu a aproximar-se da estante onde o livro estava, com medo de ser flagrado folheando algo tão "esquisito" e "pouco sério" por algum aluno ou colega, eu tenho simpatia pela coleção. 
   Mas vou confessar uma coisa... quando ele contou o caso na sala, e todos riram da frase: "Imaginem um aluno ou, pior, um outro professor me vendo com um livro daqueles nas mãos!", eu nem me atrevi a contar que já adquirira um exemplar. Só confidenciei a um amigo sentado próximo a mim. Ele, tão consternado quanto eu, balbuciou que também era possuidor de um... e que apreciara a leitura do tal livrinho que sofrera o anátema.
   Aliás, o primeiro que adquiri foi "Harry Potter e a Filosofia", que acho ótimo... até hoje!
   Mas voltemos ao "Você sabia...?"
   De fugir da estante dos livros da série a transformá-lo em livro principal em cursos universitários de Filosofia vai uma distância muito grande. Eu acho até que comentar determinadas passagens desses livros - ou capítulos inteiros, que tratam de temas específicos - é algo bastante interessante, mas adotá-los como livros de estudo... e principais... Aí, é demais!
   No caso daquele meu professor, imaginem sua chegada numa universidade desse tipo e, no seu primeiro dia, tendo que dizer, em vez de "Abram no Prefácio da 'Crítica da Razão Pura', para ver o que Kant nos diz da distinção entre númeno e fenômeno!", ele teria que dizer "Abram seu 'Os super-heróis e a Filosofia', para vermos os dilemas morais de Batman!".
   Caracas... não consigo imaginar esta cena! Rsss
 

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu acho um absurdo esta escravidão intelectual que muitos acadêmicos são colocados.

Eu tenho uns 5 ou 6 livros desta coleção e não tenho medo de ler qualquer coisa, pois o que importa é a minha capacidade de discernir um texto e o que ele tem para me acrescentar ou não.

Ter medo de ser visto com um livro nas mãos por causa de pretensos sábios é bulling intelectual...

Absurdo!