segunda-feira, 16 de abril de 2012

Juan Pérez de Montalbán

   Estava fazendo uma pesquisa sobre a biblioteca de Spinoza, a fim de encontrar uma suposta influência do humanista flamengo Justus Lipsius (1547-1606) sobre nosso querido Spinoza. Não há nenhum texto de Lipsius, apresentando diretamente seu pensamento, nem mesmo um exemplar do famoso De Constantia. Há apenas um livro das obras de Públio Cornélio Tácito (55-120), comentada por Lipsius.
   Entretanto, o que achei mais interessante foi encontrar o livro "Comedia Famosa del Perez de Montalvan". Quem achava que o nosso querido holandês era um sujeito taciturno e pouco dado a sorrisos pode ficar intrigado com a informação.
   O tal livro parecia conter quase uma centena de comédias do espanhol Juan Pérez de Montalbán (1602-1638). Sobre este escritor, nada achei na Wikipedia em Português, tendo que ir procurar na versão em Espanhol. Lá está a curiosa informação que: "Se consideraba a Pérez de Montalbán, junto a María de Zayas, uno de los autores de novelas más licenciosas, escabrosas y macabras del siglo XVII". É certo que Spinoza não possuía as tais "novelas", mas tão somente as comédias... Mas será que não tinha algo de parecido, nestas?
   O fato é que nosso sisudo filósofo também gostava de dar umas risadas.


Nenhum comentário: