terça-feira, 29 de maio de 2012

Futebol e Spinoza

   Meu compadre é realmente um grande entendedor de futebol. Foi-se o tempo, entretanto, que eu podia acompanhá-lo - mesmo que sem a mesma competência - neste assunto. Aliás, não só acompanhá-lo no discurso, mas também na "prática" futebolística. Além de jogarmos juntos no Caiçaras, ainda frequentávamos o Maraca.
   Hoje, ele ainda joga bola, enquanto eu só corro para manter a forma - sem bola nenhuma à minha frente.
   Mas já que o assunto é futebol, permito-me um pensamento spinozano nessa hora. "Spinozano", do Baruch Spinoza, e não do Valdir Espinosa.
   Essa referência surgiu na minha cabeça após a dolorosa desclassificação da Copa Libertadores, aqui no Rio de Janeiro, pelo Boca Juniors - com toda a torcida do flamengo apoiando o time argentino. Como o Fluzão jogou muito e teve um pequeno azar no final, misturado ao cansaço dos jogadores, lembrei da Ética, IV, Apêndice, cap. XXXII:
   "Não temos o poder absoluto de adaptar as coisas exteriores ao nosso uso. Contudo, suportaremos com equanimidade os acontecimentos contrários ao que postula o princípio de atender à nossa utilidade, se tivermos consciência de que fizemos nosso trabalho; de que a nossa potência não foi suficiente para poder evitá-las...".
   Futebol e Spinoza, caro compadre!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Compadre eu estava la na quarta passada, mas nao quero nem falar disso , pois a dor esta cicatrizando, mas vc cita Spinoza na questao , se eu bem entendi, mas o que esperar de um Time que nos últimos anos tem como único prazer torcer contra os rivais, eu nem levo em conta mais este comportamento deles , pois eles foram eliminados na primeira fase e se regojizaram da nossa eliminaçao nas quartas de finais, mas domingo último estive no Engenhao com Luigui para que a chama permaneça acesa , alias seu sobrinho no último dia 26 de maio levantou seu primeiro trofeú como Jogador sub 07, a escolinha dele sagrou se campea num desafio com outra escolinha, em comemoraçao a emancipaçao de Maricá , ou seja , nós jogamos no Caiçaras, meus dons de jogadores ficaram la naquela epoca , como tantos outros dons, alias esta semana chego aos 49 percebendo que ao longo do meu cmainho fui deixando muitos dons para tras, hahahahahahaha, alias pelo que eu jogava , poderia nao ter ido a lugar algum,mas aquele gol que o Rafael Moura perdeu, eu nao perderia nem por decreto, hahahahahaahahahaha, alias vejo o futebol como uma Bençao para muitos , como pode He man ganhar 400 mil para nem saber dominar uma bola com alguma eficacia, hahahahahaha, mas esta é outra discussao, bem mas já que eu nao fui adiante no futebol, tento de alguma forma que nestes tempos em que um jogador ganha em um mes mais que um Mestre em qualquer coisa leva 20o anospara ganhar, quem sabe LUIGUI vira jogador, nem que nao seja profissional, mas eu estou levando fé, no domingo dia 03 ele vai jogar em Rio Bonito,Maricá x Iguaba, bem a vantagem dele sobre mim e vc, é que ele consegue chutar e dominar com as duas pernas, hahahahahaha, e hoje alegou dores na cabeça para nao ir a escola, pois ontem no Treino levou uma porrada no Kengo, colocamo gelo a noite e agora pela manha, mas pela disposiçao que demonstrou em ser liberado para andar de bicicleta pelo Condominio, acho que alem de jogador bom de bola o moleque tem vocaçao para ser artista, se nao der certo como jogador, pode ser que faça Avenida Brasil versao 2030, hahahahahaahahahahahahahaha, será o Trovao, hahahahahaahahahahaha.Falando sério, acho que vou tentar Virar empresário dele e ser escritor, hahahahahahahahahahaahahaha.Bem na próxima sexta mudo de idade e ando meio que de Gogo seco, vontade de beber um Vinho ou cerveja, mas continuo durango Kid, outra coisa, meu carro saiu do Conserto, e ja bateu motor novamente,o Mecanico da Retifica fez uma merda, mas ao que soube pelo mecanico oficial, ja corrigiu o problema , bem algo me diz que se desse era para aposentar o Corsinha, mas por enquanto é com ele que conto, mas quem sabe ate o Fim do ano pego um Novo modelo, hahahahahahaha, uma BMW igual ao do FRED, que todo jogo que vou vejo estacionada reluzente no Engenhao, mas cokmo sou sujeito simples me contentaria com um corsa zero bala, hahahahahahaha.

Ricardo disse...

Querido compadre:
Sobre a desclassificação do Flu, também me dói falar. Achei que fosse possível, ainda que reconhecesse a dificuldade, passar pelo Boca. Mas não deu. A única coisa chata é que não sei por mais quantos anos o Flu terá fôlego para tentar essa conquista.
Sobre o Luigui. Que felicidade! Espero que o moleque seja um jogador mais técnico que o pai... e menos "redondo". Afinal, se você lembrar dos nossos jogos individuais lá em São Pedro d'Aldeia, mesmo eu sendo zagueiro, aprontava muitas correrias para cima de você, e acabava ganhando. Rsss.
Sobre o seu aniversário. Nem ouso esquecer a data... seria crucificado na hora... ou enviado para o Inferno. Acho que o primeiro é pior, pois a segunda hipótese pode não existir. Rsss.
Sobre o carro. Tens razão... quando o carro dá problema, a melhor coisa é negociá-lo... ainda que com certo prejuízo. As visitas constantes ao mecânico, além de onerosas, são por demais estressantes.
Abração.