quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Pierre Bayle

   Os spinozanos conhecem Pierre Bayle, pelo menos em relação à sua afirmação sobre Spinoza ser um "ateu virtuoso", no famoso Dictionnaire Historique et Critique. Mas, e além disso, o que sabemos de Bayle?
   Essa pergunta me passou pela cabeça, quando, durante uma aula com o professor Danilo Marcondes, falando sobre o Ceticismo Fideísta da Modernidade, foi dito que Pierre Bayle (1647-1706), originalmente protestante, havia se tornado católico e, depois, regressou ao calvinismo. 
   Naquele momento, a única pergunta em que pensei foi: Se o argumento cético da falta de critério para definir qual a doutrina filosófica correta desembocara na utilização da fé como critério, como é que se troca de "fé"? Não duplicamos o problema então, já que agora teríamos várias "fés" equipolentes, e retornaríamos ao problema do critério dos céticos?
   Nosso eterno professor Danilo indicou que foi justamente isso que deu surgimento ao Deísmo, que via em Deus o único critério de verdade, comparando as "religiões positivas" às doutrinas teóricas, a respeito das quais não havia critério definitivo a ser adotado.
   Esse "indeciso" Bayle merece mais alguma investigação, não é? 

4 comentários:

mundy disse...

Desculpa a invasao ao espaço mas não vou falar do Bayle e sim do baile que o Flu pode dar na concorrencia caso levante o Brasileirao pela quarta vez, faltam cinco rodadas para o Flu poder soltar ou nao o grito de Campeao de 2012, ontem mais uma vez foi na base do sufoco, 2x1 e com uma pressao no Final do adversario o Coxa a qual todo tricolor que tenha mais de 40 e se preze como Torcedor do FLUZAO sabe que é assim e será assim até o Fim nao espere que Tricolor saiba o que possa ser conquistado com facilidade, é no sofrimento sempre, bem acho que escrevi demais fora do tópico, lança um sobre Esportes aí, hahahahahahaha, mas tem que ser em 2012 ainda ,rsssssssssssssssss.

Bruno de Oliveira disse...

Olha que legal esse artigo:

http://www.revista-skepsis.com/pdf/167_08.pdf

Clara Maria disse...

Parece que no seu espaço pululam nomes de origem portuguesa…Oliveira, Moreira…Ou melhor nomes de origem árabe…ehhehe.
Mas não é é por essa razão que lhe estou a escrever…Sei que me pode tirar uma dúvida de Língua portuguesa, melhor que os meus colegas da escola de Português e apesar de ser brasileiro e aí o português ser meio diferente. Vamos lá… 1º porque escrevemos/dizemos "eles comem-no e não eles comem-o"? 0 brasileiro é muito mais simples...escrevem "eles o comem e pronto".
Quanto ao porque e ao por que, qual é a regra? É simplesmente qd é uma afirmação é despegado e qd se responde é pegado, ou há uma razão mais profunda?
Obrigada
Um abraço
PS- 1 abraço , tb para o mundy, apesar dele nunca enviar para mim...Existe algum livro de reclamações no seu blog?rsrsrsr

Clara Maria disse...

Ai...ai...estou meio distraída. Como já reparou foram erros de pontuação...Enfim!! Me desculpe.
Ah, como sabe moro num local visitado por todos os cantos do mundo( xiiiiiii, pq dizem cantos??O mundo é redondo!! Serão vestígios ainda da Idade média?Credo!!), outro dia lá estava um autocarro com o nome de Espinosa, pensei no seu blog.Era certamente um autocarro espanhol, porque apesar de Espinosa ter nascido na Holanda e seus pais serem portugueses, a sua família era originária de Espanha tendo vindo para terras lusas aquando da expulsão dos judeus. Será que o senhor entendeu, ou compliquei muito?
Abraço