quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O amigo Grunenwald


   O amigo Grunenwald já chegou lançando seu comentário no blog. Que ótimo!
   Antes de tudo, seja bem vindo. Aproveito para agradecer por ter colocado o "Spinoza e amigos" na sua lista de favoritos. Espero que os posts ajudem em algo.
   Sobre a idade para filosofar, segundo Epicuro, nunca é tão cedo nem tão tarde para iniciar essa atividade. Portanto, digamos que você está na idade certa... fosse ela qual fosse. Rssss.
   Que bom que Spinoza está planejado como próximo "alvo" dos seus estudos. Em relação a Montaigne, nem sei se é possível estudá-lo metodicamente. Alguns dos Ensaios são realmente muito bons. O "pai do racionalismo moderno", Descartes, inclusive, se apoia nele quase literalmente... se bem que não lembro exatamente em qual dos Ensaios - "chutaria" Apologia de Raimond Sebond.
   No livro do Yalom, este último, sobre Spinoza tem um conselho interessante, que me lembrou um que dei ao meu compadre Mundy, com relação a outro texto e filósofo. 
   O Friedrich, amigo de Alfred Rosenberg, no romance, diz: "Ah, começou pela Ética. Esse foi o seu erro [...] Devia ter começado com o Tratado Teológico-Político, que é bem mais simples". 
   Eu teria sugerido o Tratado da Reforma do Intelecto ou mesmo o Tratado Político, mas cada um dá o seu palpite.
   O fato que eu lembrei, em relação ao compadre, foi quando ele disse que tinha comprado um livro do Nietzsche, para começar a conhecer o bigodudo. Então, eu disse: "Só não comece por Assim falou Zaratustra", ao que ele retrucou: "Foi justamente esse que eu comprei". 
   Adivinhem se ele leu o livro... 
   

Nenhum comentário: