Só para aguçar a curiosidade dos possíveis leitores do livro de Jairo Nicolau, vou revelar algo escrito logo no primeiro parágrafo do capítulo um.
Lá vai:
Logo após as eleições de 2010, um motorista de táxi paulistano [...] depois de mostrar seu desapontamento com o fato de mais de um milhão de pessoas (foram 1.353.820) terem votado no palhaço Tiririca (PR) [...] passou à indignação porque essa impressionante quantidade de votos ajudou a eleger um candidato do PCdoB (delegado Protógenes) e outro do PT (Vanderlei Siraque). Poucos eleitores de Tiririca deviam saber [...] [que] ao votar no palhaço, eles tinham ajudado a eleger um candidato petista. Já outros eleitores, ao votarem na legenda do PT, tiveram seu voto contabilizado para uma aliança que incluía um partido de centro-direita.
Obviamente, é conhecido o fato de as coligações serem algo que resulta em algumas situações curiosas, bem como de uma figura que "chama votos" carregar consigo outros eleitos que não correspondiam necessariamente à intenção do eleitor. Mas a citação do número de votos, das figuras e dos partidos envolvidos é algo que vale mencionar.
Depois comento mais...
Nenhum comentário:
Postar um comentário