quarta-feira, 24 de maio de 2017

Representantes de quem? (2)


   Só para aguçar a curiosidade dos possíveis leitores do livro de Jairo Nicolau, vou revelar algo escrito logo no primeiro parágrafo do capítulo um. 
   Lá vai:
   Logo após as eleições de 2010, um motorista de táxi paulistano [...] depois de mostrar seu desapontamento com o fato de mais de um milhão de pessoas (foram 1.353.820) terem votado no palhaço Tiririca (PR) [...] passou à indignação porque essa impressionante quantidade de votos ajudou a eleger um candidato do PCdoB (delegado Protógenes) e outro do PT (Vanderlei Siraque). Poucos eleitores de Tiririca deviam saber [...] [que] ao votar no palhaço, eles tinham ajudado a eleger um candidato petista. Já outros eleitores, ao votarem na legenda do PT, tiveram seu voto contabilizado para uma aliança que incluía um partido de centro-direita.

    Obviamente, é conhecido o fato de as coligações serem algo que resulta em algumas situações curiosas, bem como de uma figura que "chama votos" carregar consigo outros eleitos que não correspondiam necessariamente à intenção do eleitor. Mas a citação do número de votos, das figuras e dos partidos envolvidos é algo que vale mencionar.
   Depois comento mais...

Nenhum comentário: