quarta-feira, 24 de maio de 2017

Teoria Crítica


   Um livro que vale à pena ser lido, principalmente pela objetividade do mesmo, o que facilita uma primeira aproximação em relação a qualquer assunto, é Teoria Crítica, de Marcos Nobre, da Coleção Filosofia - Passo a passo, publicado pela Zahar.
   Uma das primeiras coisas destacadas pelo autor é que "essa expressão [teoria crítica] [...] surgiu pela primeira vez como conceito em um texto de Max Horkheimer (1895-1973) de nome Teoria Tradicional e Teoria Crítica, de 1937".
   O texto de Horkheimer foi publicado na revista oficial do Instituto de Pesquisa Social, um órgão cujo objetivo era promovoa, em âmbito universitário, investigações científicas a partir da obra de Karl Marx (1818-1883), com pesquisadores de diferentes especialidades - economia, ciência política, direito, crítica da cultura, filosofia, psicologia e psicanálise.
   A Teoria Crítica é usualmente associada à chamada Escola de Frankfurt, embora haja algumas considerações a serem feitas no que concerne a esta relação. Mas depois falo mais disso...

Nenhum comentário: