Existe realmente "neonazismo"?
Acho ser possível existir, mas não me parece disso o que se está tratando quando se chamam alguns movimentos que vemos espalhados pelo mundo de "neonazistas".
Na Wikipedia, normalmente uma introdução rápida a qualquer assunto, está dito: "O neonazismo está associado ao resgate do nazismo, ideologia política propagada por Adolf Hitler, a partir do começo da década de 1920. O movimento neonazista tem suas origens assentadas na intolerância e em preceitos racialistas, primando sempre pela 'raça pura ariana' ou pela 'superioridade da raça branca'. Os seguidores da doutrina, em sua maioria, promovem discriminação contra minorias e grupos específicos, como homossexuais, negros, estrangeiros, ameríndios e judeus, além de imigrantes caboclos e islâmicos e contra os comunistas".
Entendo que vemos gente discriminando minorias ao longo do mundo inteiro, mas tenho dificuldade em identificar somente essa característica com o que se chama "neonazismo". Neste sentido é que acredito existirem grupos que também fazem isso, mas que, por acrescentarem outras referências ideológicas mais específicas do nazismo original, possam ser chamados de "neo" nazistas.
Voltaremos ao tema...