terça-feira, 21 de novembro de 2017

Neonazismo


   Existe realmente "neonazismo"?
   Acho ser possível existir, mas não me parece disso o que se está tratando quando se chamam alguns movimentos que vemos espalhados pelo mundo de "neonazistas".
   Na Wikipedia, normalmente uma introdução rápida a qualquer assunto, está dito: "O neonazismo está associado ao resgate do nazismo, ideologia política propagada por Adolf Hitler, a partir do começo da década de 1920. O movimento neonazista tem suas origens assentadas na intolerância e em preceitos racialistas, primando sempre pela 'raça pura ariana' ou pela 'superioridade da raça branca'. Os seguidores da doutrina, em sua maioria, promovem discriminação contra minorias e grupos específicos, como homossexuais, negros, estrangeiros, ameríndios e judeus, além de imigrantes caboclos e islâmicos e contra os comunistas".
   Entendo que vemos gente discriminando minorias ao longo do mundo inteiro, mas tenho dificuldade em identificar somente essa característica com o que se chama "neonazismo". Neste sentido é que acredito existirem grupos que também fazem isso, mas que, por acrescentarem outras referências ideológicas mais específicas do nazismo original, possam ser chamados de "neo" nazistas.
   Voltaremos ao tema...

   

Nenhum comentário: