terça-feira, 22 de junho de 2010

Já que o assunto é o Fédon...

  Tenho andado meio no Hades, ultimamente. Ainda bem que tenho uma espécie de passe livre, para ir e retornar. Numa dessas, tal como Odisseu, que, enquanto consultava Tirésias, percebeu que sua mãe estava definitivamente "instalada" no subterrâneo, vi passar ao meu lado um dos meus escritores favoritos, senão "O favorito", meu querido José Saramago. Espantado, perguntei: "Saramago, tu também tens passe livre para ir e vir?", e ele contou que estava lá de um modo mais "definitivo" que eu...
  Brincadeiras à parte, não posso deixar de registrar como senti a morte desse senhor, sempre tão distante, mas ao mesmo tão perto de mim. Continuo num luto respeitoso. Minha vontade inicial foi a de sair correndo e pegar, em homenagem a ele, um daqueles seus livros que ainda não li e por-me a fazê-lo. Infelizmente, nem isso consegui, tal o volume de compromissos com os quais ando sobrecarregado.
  De qualquer modo, presto neste espaço minhas mais sinceras homenagens a este magnífico homem, que sabia, como pouquíssimos semear palavras no papel... e cultivá-las de uma forma tão especial, que, quando brotavam, elas encantavam os nossos olhos que, ávidos, colhiam-nas apressadamente.
  Por último, junto duas paixões, numa só citação - a do citado e do citante - de Saramago: "O que é a sabedoria de viver? Ricardo Reis escreveu que 'sábio é contentar-se com o espetáculo do mundo', e todos sabemos que ele estava equivocado. Vamos tentando fazer o menos mal possível. Talvez seja essa a única sabedoria ao nosso alcance".
  Minutos de silêncio pelo "nosso" Nobel!

12 comentários:

mundy disse...

Caro Compadre , a morte de Saramago realmente foi uma perda para o mundo e para os das letras em geral, e o interessante é que de certa forma aproveitei me do fato, pois o site submarino colocou umas obras dele ao preço de 9,90 e livro por este preço, do Saramago , pode se dizer que é uma boa aquisiçao, comprei Caim a 19,90 e Jangada de Pedra e Evangelho segundo Jesus Cristo pelo preço promocional, mas comprei um do ANdre Comte também ao preço de 9,90 Tratado Sobre desespero e Beatitude,e comprei um sobre mercado financeiro, acredito que ler mais é um bom exercicio para minha mente , neste ocio que pode estar se findando, assim espero.

mundy disse...

Olha eu aqui de novo, lendo o livro de Jean Louis Cianni A filosofia como remédio para o desemprego, encontrei um trecho interessante em que o mesmo cita Socrates vamos ao Trecho"A morte é a separaçao da alma do corpo.Acontece que o corpo,com suas paixões ,desejos e sensações,representa um entrave à busca da verdade.A morte liberta a alma, livra-a da servidão do corpo,pondo-a em contato direto com a verdade." E aí meu amigo, qual sua visao sobre esta questao,nao queira ouvir a minha , pois nao sei se captei a essencia do que Socrates quis passar, entao gostaria de ler sobre o que fraterno pensa, em realidade quero é ler sua argumentação , para adquirir e "furtar" um pouco de sua sapiencia, hehehehehehehehehe.Pois sua inteligencia é pratica e muito bem utilizada e a minha anda há tempos escondida em alguma parte do meu cerebro e nao consigo arranca-la de lá, hehehehehehehehehehe.

Maria disse...

Após mais um tempo sem net ressuscitei do mundo dos netdependentes…Como ultimamente temos estado muitas vezes sem ela e sp que isso acontece afasto-me das dependências com facilidade, estou quase a proclamar-me “free”.
Mas a net tem coisas encantadoras, esta de poder partilhar pensamentos e pedir ajuda é uma delas. Pois é, preciso de ajuda…
Senhor Ricardo ou senhor Mundy, ou Júlio ou quem ler…. Meu professor de encenação enviou-nos uma enorme lista de livros de teatro para lermos, ora como estou longe das grandes metrópoles e como quero ficar com os livros toca de encomendar…Tudo seria perfeito se não fossem brasileiros… por isso nem um consegui…sniff Uma pergunta esse tal “submarino” vende livros online e para o estrangeiro? SE não for esse, qual site posso encomendar esses livros?
Quanto a Saramago…de facto perdeu-se um escritor que elevou nossa língua aos píncaros. Apesar de não gostar da maneira como escreve e perder-me na falta de pontuação, gosto dos temas e achei o “Memorial do convento “ espantoso. Pejado de história e articulado com um imaginário fabuloso.
Quanto ao futebol não poderei expressar-me como gostaria porque os amigos daí ficariam tristes comigo. De qualquer maneira contra a Coreia foi um resultado exagerado, tive pena dos coreanos. Sexta tenho a certeza que nós , portugueses, vamos perder, afinal vamos jogar contra a melhor selecção mundial. Não consigo ver os jogos, parvoíce mas é a verdade.
Para finalizar gostaria de dizer que achei o Mundy cheio de genica e fiquei contente…Força aí.
Abraço
Maria

mundy disse...

Cara Maria, acredito que o site www.submarino.com.br, possa esclarecer esta sua dúvida, vou pesquisar para Ti e repasso a informação.

mundy disse...

Maria , esclareci sua dúvida, o submarino entrega no exterior, cds, dvds e livros.Agora é só comprar, hehehehehehehe.

Maria disse...

MundY!!!
Muito obrigada. Vou ver ainda hoje...Que bom poder contar com a amizade de vocês aí. Que bom sentir que se está a erguer. Força aí.
Abraço
Maria

Clara Maria disse...

Ai...ai...e conseguir??!! Será que os livros que quero comprar não existem ou enfim tenho que me reduzir à minha insignificância ou melhor à minha inépcia internetal?
Já que poder contar com o senhor Ricardo parece cada vez menos provável...posso contar com o senhor Mundy...Então vamos lá ...veja lá se consegue encontrar estes 3 livros...
Direção teatral de Miriam Amaral e da Unidade Edtorial- 1998; J. Jacques Roubine- A linguagem da encenação teatral - Zhar- 1996 e Patrice Pavis- A análise dos espetáculos- Perspectiva -2003.
Depois ensina-me a encomendá-los, pode ser?
Viva o Mundy!!!
1 abraço
Maria

mundy disse...

Carissima Maria, dos livros relacionados por voce no submarino só achei um,pesquisei na Livraria Cultura: www.livrariacultura.com.br,neste site encontrei os seguintes titulos; a analise dos espetaculos de Patrice Parvis valor 50,00, a linguagem da Encenaçaõ Teatral valor 39,00 , a livraria cobra uma taxa basica de entrega para Portugal de 30,00 mais 15,00 por livro o custo total seria de 179,00, transformando em Euros sairia por uns 90 euros aproximadamente, eu acredito que o pagamento seria em cartao de credito internacional, para comprar deve se acessar www.livrariacultura.com.br, entrar no link de cadastro , fazer seu cadastro e partir para as compras, aviso que o titulo A direçao Teatral da Miriam Amaral nao o achei em site algum.Espero te-la ajudado .

Ricardo disse...

Querido compadre:
Apesar de lamentar muito a morte do Saramago, fiquei imensamente feliz desse fato ter permitido a você "acessar" esse mundo tão especial da literatura.
Sobre "Caim" e "Evangelho segundo Jesus Cristo" só tenho a dizer que são óóóótimos! Sobre "Jangada de Pedra", a única coisa que tenho a dizer é que "uma amiga portuguesa" - e nem contarei que é a Maria - disse que não gostou.
Em relação ao "Tratado do desespero e da beatitude", do Sponville, não sei se gostará. Ele é um livro menos divulgador da Filosofia, e mais filosófico. Certamente, menos filosófico que "O ser-tempo", mas bem denso.
Particularmente gostei, pois Spinoza é muito destacada, mas... exige um certo exercício de leitura.

Ricardo disse...

Meu querido irmão:
Eu mesmo sugeri esse livro do Jean Louis a você... e não me arrependo.
Essa percepção de Sócrates - esse é o sujeito que mais encontramos no curso de Filosofia - de que a morte corresponde à separação do corpo e da alma é algo meio intuitivo. Para a matéria se mexer, ela depende de algo que a anime... ou seja, a "anima" - a alma.
É curioso que essa afirmação vai aparecer justamente no diálogo Fédon, que eu já estou cansado de estudar.
O problema, meu querido irmão, é que essa afirmação - que é mais platônica que socrática - se faz segundo uma crença órfico-pitagórica, que afirma a continuidade da alma após a morte do corpo e a sua reencarnação em corpos posteriores.
Se bem me conhece, sabe que essa não é bem "a minha praia". Entretanto, um professor me disse, certa vez, que quando lemos um pensador, devemos "ficar do lado dele". Se é assim, a ideia de Sócrates é a de que precisamos "desenvolver" nossa alma, deixando de lado as exigências do corpo. Isso implica procurar mais o conhecimento do que o prazer.
Deixando a defesa de lado, sou mais o grande "budista do Ocidente", Epicuro, que, mesmo sendo materialista, pregava a busca de um "prazer elevado".
Mas Sócrates é um mestre incontestável... mas será que essa parte órfico-platônica também? Ah, isso é assunto para algumas cervejas. Espero-o, então, no boteco da esquina!

Ricardo disse...

Querida Maria:
Esse meu compadre é "tudo de bom" - guardado o devido respeito. Rsss.
Esse sujeito é o maior amigo que pode haver. E, certamente, tu mesma já percebeste isso, em função da pesquisa dos livros de que necessitas.
Ainda vou tentar algo em relação ao livro que ele não encontrou.
Falamo-nos em breve.
Trocando de assunto.
Portugal e Brasil fizeram um jogo duro... de ver. Agora, o Cristiano Ronaldo - o "puto maravilha" - não jogou nada, hein!

Maria disse...

Senhor Ricardo!!
Parece que mesmo ocupado podemos “contar” com a sua amizade. A verdade é que o Mundy deu uma ajuda , quanto aos livros e mais um amigo daí, mas esse da Miriam Amaral parece já ter desaparecido. Ainda tenho alguns “trunfos”. Há 1 livraria daqui que costuma encomendar-me os livros, só que ainda não recorri a ela porque me deixei “encantar” por uma grande superfície que abriu há pouco tempo as suas portas. Depois há o professor que nos recomendou os livros. Acho que ando muiiiiiiiiitooooooooooo preguiçosa para escrever. Falando em escrita , a de Saramago eu não consigo ler.As ideias são fantásticas, mas a maneira como ele as transmite fazem com que eu perca o mais importante- a história. O memorial eu o li por via indirecta, através de livros de análise. Minha filha precisou de o ler e eu dei uma ajuda. A história que o envolve é , de facto, muito boa. Depois o contraste entre os sentimentos que uniam o rei e sua esposa e Baltasar e Blimunda é esmagador.
Para finalizar no que povoa agora as conversas de cafés-mundial…mais uma vez não vi o jogo, mas ouvi os comentários . Nuestros hermanos vão cilindrar-nos . O que o Brasil não fez a Espanha vai fazer, aniquilar-nos. Vamos ficar pelos 8º , depois já posso torcer verde e amarelo, agora o vermelho e verde são as únicas cores que me fazem vibrar. Quanto ao “puto maravilha”, puto( garoto) ele é, agora maravilha… Na selecção nunca vi nada, aliás ele é bem ultrapassado pelo Meireles , pelo Tiago… Parece que a única coisa que o move é o dinheiro
Tenho de ir.
Obrigada pela ajuda.
Maria