terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Grata surpresa: "Iluminismo radical"

  Já havia cruzado várias vezes com o livro Iluminismo radical, de Jonathan I. Israel, publicado pela Editora Madras. Olhei sua capa algumas vezes, e vi os rostos de Voltaire, Diderot, Rosseau, Robespierre, Locke e mais dois senhores que não são meus conhecidos. Não me chamou, então, atenção o livro, que me pareceu ser um calhamaço de quase novecentas páginas dedicadas ao Iluminismo francês principalmente.
  Após uma conversa sobre Spinoza, o espirituoso professor Antônio Serra - que, segundo ele mesmo, é "o único Serra que votou na Dilma" - enviou-me um e-mail falando do protagonismo que era dado a Spinoza neste livro. Ahhhhh.... aí, eu fiquei curioso. E não é que o "Serra que votou na Dilma" tinha razão!?
  Leiam comigo uma passagem do Prefácio: "Meu segundo objetivo [o primeiro era mostrar o Iluminismo europeu como um movimento único, apesar das diferenças "acidentais"] é demonstrar que o Iluminismo Radical, longe de constituir um desenvolvimento periférico, é uma parte integral e vital de um quadro maior e era, à primeira vista, mais coeso em âmbito internacional do que a corrente principal do Iluminismo [a moderada]. Quase sempre, a corrente principal moderada estava reagindo com consciência e até mesmo movida a desespero, àquilo que era percebido de forma geral como a perigosa ameaça colocada pelo pensamento radical. Muitos estudiosos, creio, irão se surpreender pela proeminência dada aqui ao papel de Espinosa e do Espinosismo não apenas no continente, mas até mesmo no contexto britânico, onde, em termos historiográficos, há uma persistente recusa de se reconhecer que Espinosa teve qualquer influência. No entanto, uma leitura minuciosa nos primeiros materiais sugere, ao menos para mim, que Espinosa e o Espinososimo era, de fato, a coluna vertebral intelectual do Iluminismo Radical europeu em todos os lugares e não apenas na Holanda, Alemanha, França, Itália e Escandinávia, mas também na Grã-Bretanha e Irlanda".
  Grata surpresa esse livro! Obrigado pela dica, professor Serra!
  Vai demorar a ser lido, mas, algum dia aparece um post aqui!

2 comentários:

Prof. Guilherme Fauque disse...

SURPRESA! Pela primeira vez eu fiquei "um livro" a sua frente! rsrsrsrsrsrs

Comprei o livro assim que lançaram, pois vi que dava ênfase a Spinoza.

Mas, confesso que não cheguei na metade ainda... fui atrasado por outras leituras... mas eu chego lá. rsrsrsrs ;)

Você viu que a Madras lançou um livro sobre espinosa?

"Interpretando Espinosa - Ensaios Críticos". Comprei ontem e comecei a leitura, me parece bem interessante.

Abração meu camarada espinosano.

Ricardo disse...

Querido amigo:
Que boa notícia trazes! Não conhecia esse livro, não! Mas acabei de olhar no site de uma livraria. Vou correr atrás do meu exemplar também.
Ter amigos bem informados é tudo de bom. Rsss.
Obrigado por tua amizade e um grande abraço.