quarta-feira, 3 de agosto de 2011

"Mude"

   Como eu estava com um problema no visualizador de "amigos" do blog, só há pouco me dei conta de que já não somos mais 59, mas sim 60 "amigos dos amigos".
   Os dois amigos mais recentes, na sequência de novas fotos, são Diana Roussoglou e Edson Marques. A ambos, desejo boas vindas. Sintam-se bem acolhidos neste espaço de "amigos dos amigos de Spinoza".
    Dei uma espiadela nos blogs destes mais recentes amigos.
   Em relação à Diana, ela estava de "recesso", tendo voltado apenas agora em 07 de julho. Espero para lê-la mais.
    Quanto ao Edson, ele é autor do poema "Mude". Acostumamo-nos a ouvir Bial recitando-o, mas nem todos sabem quem é o autor - inclusive eu. Agora... para aqueles que não sabiam, sabemo-lo: Edson Marques!!!
    Então, vamos relembrar "Mude":



Mude

Mas comece devagar,
porque a direção é mais importante
que a velocidade.

Sente-se em outra cadeira,
no outro lado da mesa.
Mais tarde, mude de mesa.
Quando sair,
procure andar pelo outro lado da rua.
Depois, mude de caminho,
ande por outras ruas,
calmamente,
observando com atenção
os lugares por onde você passa.
Tome outros ônibus.
Mude por uns tempos o estilo das roupas.
Dê os teus sapatos velhos.
Procure andar descalço alguns dias.
Tire uma tarde inteira
para passear livremente na praia,
ou no parque,
e ouvir o canto dos passarinhos.

Veja o mundo de outras perspectivas.

Abra e feche as gavetas
e portas com a mão esquerda.
Durma no outro lado da cama.
Depois, procure dormir em outras camas.
Assista a outros programas de tv,
compre outros jornais,
leia outros livros,
Viva outros romances!

Não faça do hábito um estilo de vida.
Ame a novidade.
Durma mais tarde.
Durma mais cedo.
Aprenda uma palavra nova por dia
numa outra língua.
Corrija a postura.
Coma um pouco menos,
escolha comidas diferentes,
novos temperos, novas cores,
novas delícias.
Tente o novo todo dia.O novo lado,
o novo método,
o novo sabor,
o novo jeito,
o novo prazer,
o novo amor.


A nova vida.
Tente.
Busque novos amigos.
Tente novos amores.
Faça novas relações.
Almoce em outros locais,
vá a outros restaurantes,
tome outro tipo de bebida
compre pão em outra padaria.
Almoce mais cedo,
jante mais tarde, ou vice-versa.
Escolha outro mercado,
outra marca de sabonete,
outro creme dental.
Tome banho em novos horários.
Use canetas de outras cores.
Vá passear em outros lugares.
Ame muito,
cada vez mais,
de modos diferentes.

Troque de bolsa,
de carteira,
de malas.
Troque de carro.
Compre novos óculos,
escreva outras poesias.
Jogue os velhos relógios,
quebre delicadamente
esses horrorosos despertadores.
Abra conta em outro banco.
Vá a outros cinemas,
outros cabeleireiros,
outros teatros,
visite novos museus.
Mude.
Lembre-se de que a Vida é uma só.
Arrume um outro emprego,
uma nova ocupação,
um trabalho mais light,
mais prazeroso,
mais digno,
mais humano.

Se você não encontrar razões para ser livre,
invente-as.


Seja criativo.

E aproveite para fazer uma viagem despretensiosa,
longa, se possível sem destino.
Experimente coisas novas.
Troque novamente.
Mude, de novo.
Experimente outra vez.
Você certamente conhecerá coisas melhores
e coisas piores,
mas não é isso o que importa.
O mais importante é a mudança,
o movimento,
o dinamismo,
a energia.

Só o que está morto não muda!
Edson Marques.

Fundação Biblioteca Nacional do Ministério da Cultura
Poema MUDE - Registro: 294.507 - Livro: 534 - Folha: 167






8 comentários:

Clara Maria disse...

Bem…diria que este comentário era à laia do Mund - forex do tópico- se eu não fosse uma das amigas do blog…Talvez até a 1ª, ou talvez a 2ª destronada apenas pelo nosso amigo Mundy… Bem …pelo menos perderei , certamente, no tempo em que sou amigo do nosso querido Ricardo… Nesse campo o Mundy é imbatível sem dúvida.
Mas não é sobre a amizade que eu gostaria de falar hoje… Hoje faz anos, não um amigo do blog, mas certamente um “amigo” que nos tem acompanhado em muitas horas de paixão/amor- Caetano Veloso. Um dos meus cantores preferidos e pasmei quando , hoje, minha filha, me pediu para colocar no You tube o “Sózinho” … Que canção tão intensa, tão…Que voz tão… sensual…Adoro!! Gosto igualmente, senão mais, da mana , Maria Betânia sobretudo do duplo albúm “Imitação da vida” , declamando o meu Fernando Pessoa.
Como vêem , mesmo do outro lado do Atlântico apreciamos e conhecemos o que de melhor fazem por aí .
Abraços
Maria
PS- Adorei o poema, pena que , muitas vezes, nossa vida seja assoberbada pelo medo de mudança, pelo pavor do desconhecido e continuemos assim no "conforto" da mesmice.

Anibal Werneck de Freitas disse...

pra onde foi clara maria, uma pergunta que andei me fazendo. mas, sem querer, no blog do amigo ricardo, finalmente a encontro. tenho novidades. transformei os meus 28 blogs em apenas quatro praticamente. você mesma me indagou certa vez, pra que tanto blog se os assuntos são parecidos. pois bem. estou me sentindo melhor. obrigado pela dica.
a outra novidade é a de que estou realizando um sonho, a coragem veio de um escritor português, valter hugo mãe, um jovem de 40 anos e que você certamente deve conhecer. eu sempre tive vontade de escrever só com as minúsculas. afinal quando falamos não usamos as maiúsculas. pois bem, deste modo, resolvi fazer como ele, o valter, também, acabar com as maiúsculas. O seu livro, a máquina de fazer espanhóis, está sendo a minha leitura no momento. o mundo é assim mesmo. tudo muda. somos imperfeitos. nada está pronto. o importante na língua é o entendimento, quanto mais simples a escrita, melhor. eu escrevo como se tivesse conversando com alguém.
ricardo, desculpe-me por ter usado seu blog, mas foi a única maneira de falar com a clara maria, confesso que fiquei preocupado com o seu sumiço, infelizmente penso só no pior. fiquei feliz em saber que ela está firme e forte.
abraços,
anibal werneck de freitas.

Maria disse...

Aníbal!!
Desculpe o desaparecimento. Ele teve motivos sim. 1º o teatro, que me deixou completamente KO, depois a novidade das aulas assistidas e da avaliação e tudo o que ela implica…semanas a fazer o relatório . Achei que depois disso teria mais tempo, porque as férias tinham chegado...grande falácia… Por vezes cansamo-nos mais nas férias que no trabalho…rs. Por último …voltei a apaixonar-me pela escola… Já há uns anos 2 ou 3 que a escola não me tirava o sono … Pois é…voltou a tirar. Neste momento durmo muito pouco com o entusiasmo de produzir materiais para a escola que está quase a começar. Eu que sou uma dorminhoca nata, que necessita de pelo menos 7 horas de sono, vejo-me a acordar 3 depois que me entreguei às delícias do Morpheu para…trabalhar. Daí que escrever aos “amigos” não tem sido possível, mesmo aos mais “velhinhos” como O Ricardo.
Quanto a escrever em letras minúsculas…esqueceu o Saramago, que “assassinou” a pontuação? Rs… A mim faz-me alguma confusão, mas… De qualquer forma “Mude”, sonhe…Por enquanto sonhar não paga impostos e aí somos realmente livres.
Um abraço!!
Maria
PS- Reduziu a 4? Uau…que grande batalha!! Rs. Prometo que os visitarei…rs

Anibal Werneck de Freitas disse...

maria,
cá estou eu a abusar do blog do amigo ricardo, mas ele é gente boa. perdoe-me a curiosidade, depois falam que homem não é curioso. na foto que me enviaste, qual das duas é você, não é por nada não, apenas curiosidade. mostrei a foto pra minha esposa e ela me disse, as portuguesas geralmente são bonitas e eu concordo em gênero, número e grau. agora, se você quiser ver uma foto minha ao lado da minha esposa é só entrar no blog, http://morrosderecreio.blogspot.com/, maria, valeu, foi muito bom em saber que você continua firme na luta do dia a dia em prol da educação. sendo assim, eu aqui em pindorama vou ficar a esperar notícias daí.
um abraço,
aníbal werneck de freitas.

Anibal Werneck de Freitas disse...

maria,
cá estou eu a abusar do blog do amigo ricardo, mas ele é gente boa. perdoe-me a curiosidade, depois falam que homem não é curioso. na foto que me enviaste, qual das duas é você, não é por nada não, apenas curiosidade. mostrei a foto pra minha esposa e ela me disse, as portuguesas geralmente são bonitas e eu concordo em gênero, número e grau. agora, se você quiser ver uma foto minha ao lado da minha esposa é só entrar no blog, http://morrosderecreio.blogspot.com/, maria, valeu, foi muito bom em saber que você continua firme na luta do dia a dia em prol da educação. sendo assim, eu aqui em pindorama vou ficar a esperar notícias daí.
um abraço,
aníbal werneck de freitas.

Ricardo disse...

Caros amigos Maria e Aníbal:
Inicialmente, quero destacar a bela foto da nossa amiga Maria com sua filha.
Logo em seguida, dizer que mesmo "desapaixonada" momentaneamente pelas atividades - por vezes, burocráticas - escolares, nossa amiga sempre se entregou totalmente aos seus alunos. Digo isso com total conhecimento de causa, ainda que acompanhando-a a distância.
Quanto ao nosso amigo Aníbal - com ou sem letras maiúsculas -, acho que ele estará bem mais descansado reunindo sua criatividade em "apenas" quatro blogs.
Aliás, sobre as letras minúsculas, tenho algo a dizer que espero que não o influencie... pois será uma confusão só: os gregos, no começo da escrita, além de não fazerem a distinção maiúscula-minúscula, ainda escreviam as palavras sem espaços entre elas... mas, pior, bem no início, ainda tinham a chamada escrita "caminho do boi" - não lembro mais como é o nome em grego -, que ia seguindo a linha da esquerda para a direita e, ao final da linha, pulavam para a seguinte, mas escreviam - ainda sem espaços - da direita para a esquerda. Imaginem só a confusão.
Seria algo assim:
"osgregosnocomeçodaescritaalémdenão
olucsúnimolucúsiamoãçnitsidamerezaf"
Que isso, gente!
Abraços para a Maria, a filha e o Aníbal!

Maria disse...

Olá Aníbal e Ricardo!!
Aníbal, o Ricardo já respondeu à sua questão que foi recebida aqui com muitas gargalhadas. Sou a morena... a outra, linda de morrer, é a minha grande companheira - filha . Felizmente saiu ao pai, na beleza física…rs. Mas alguém me disse um dia “ o que importa é a tua essência, não a tua aparência”. Mas obrigada pelos elogios, do senhor e de sua esposa.
Ontem fui à procura da redução dos blogs e deparei-me com muiiiiiiiiiiiitooooooooooooooos… Senti-me perdida… Perdida também me sinto com a falta de pontuação… Por isso de Saramago , só consegui ler o Memorial …os outros bem que tentei, mas … Estamos “formatados” para a pontuação, pelo menos eu estou, assim como para a ortografia… Vai ser bonito, vai , agora com o novo acordo ortográfico.
Ricardo, obrigada pelo elogio, ele corresponde à realidade… mas a verdade é que andava meio triste com o ensino, e ando, só que desta vez enviei para as urtigas esse facto * e deixei-me envolver pela paixão e sempre que me apaixono ou reapaixono os efeitos são semelhante: muito entusiasmo, pouca fome e pouco sono…rs Estou nessa fase…rs
Tenho que ir ao trabalho !!
Um abraço
Maria
*Ufa que o acordo ortográfico dá que fazer !! Felizmente em algumas palavras, como facto, conservaram as 2 grafias. Tem a ver com a pronúncia e realmente nós, aqui, dizemos facto com c mesmo…rs

Anibal Werneck de Freitas disse...

Maria e Ricardo, um grande abraço para ambos. Sou aberto à crítica construtiva. Confesso que estou tendo uma certa dificuldade na leitura de, a máquina de fazer espanhóis, de valter hugo mãe, tá mais pra máquina de fazer doidos, com todo o respeito ao autor. Portanto, vocês têm razão, tanto assim que vou voltar a escrever como antes, ou seja, usando as maiúsculas e as pontuações de exclamação e interrogação. Agora, não é uma crítica, é mais uma curiosidade, por que os ingleses se entendem numa língua que não tem acentos nas palavras? Sendo assim, na próxima postagem darei uma satisfação aos meus leitores. Como vocês podem observar, a mudança já está sendo feita neste comentário.
Maria, eu já notei que sempre lhe provoco umas boas risadas, fico feliz com isso, minha mulher ri o dia inteiro de mim, não sei onde li, a mulher tem muito mais humor que o homem, é verdade, já constatei isso e, no entanto, sou uma pessoa séria, você pode observar nos meus blogs. Por falar em blog, eu não lhe expliquei direito, quando disse um blog, eu não falei que se trata de 8 com o mesmo nome, ou seja, O Óbvio 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e as suas versões em inglês e espanhol. Visitando um, é o mesmo que visitar todos, fiz assim por respeito aos seus visitantes e seguidores. Ainda sobre os blogs, eu postei uma gravação que fiz da música Maria Maria (Milton & Brant), dedicando-a a todas as Marias do mundo e em especial a você. O Link do blog é, http://jfminhasgerais.blogspot.com/, é isso aí, você merece. Pelo visto, você é uma guerreira, não se entrega nunca, enfrenta qualquer batalha. Eu tiro pela minha mulher que é muito mais forte que eu, tanto assim que eu tomo calmante e ela não. Não sei de onde vocês mulheres tiram tanta força, não sei. Antigamente, aqui no Brasil, chamava-se a mulher de sexo frágil, hoje ninguém se atreve. Sexo frágil agora é o homem, sempre morre primeiro, na minha terra natal, Recreio/MG, tem uma rua só de viúvas.
Maria, realmente, sua filha é muito bonita, mas você é também, deixa de modéstia. Eu também tenho uma filha muito bonita chamada Ecila, o nome da mãe, Alice de trás pra frente. O nome saiu de uma canção que fiz pra minha esposa quando éramos namorados. Tenho também dois filhos, somos uma família feliz, harmoniosa mesmo.
Maria, quanto ao facto, de fato o português fala com c mesmo. Gostou da frase? Aposto que você achou graça da falta de graça. Rir é o melhor remédio. Ultimamente, todas às vezes que vou ao supermercado com a esposa, eu trago sempre um DVD do Mazzaropi, não sei se você já ouviu falar neste comediante. Vale a pena conferir.
Quanto a você, Ricardo, fiz um comentário no seu artigo, Schelling... o segundo , gostei muito, o problema é que sou da linha existencialista de Sartre, como você já sabe, o mundo pra mim é só aqui e agora. Leia o comentário e dê o seu parecer. Estou aberto ao diálogo.
Novamente, um abração para ambos, Maria e Ricardo,
Anibal Werneck de Freitas.