quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Re-voltando... ou melhor, voltando novamente

   Como sempre, o tempo é curto para tudo que há a ser feito. Por esse motivo, vez por outra, acabo deixando os "amigos dos amigos" meio "abandonados"... mas, certamente, não esquecidos.
   Então, "re-voltando"... sem nenhuma revolta!
   O título deste post poderia ser "Spinoza e Nietzsche... outra vez? (3)". Digo isto porque - acreditem se quiserem! - foi lançado o terceiro livro, só este ano, fazendo uma aproximação entre as doutrinas spinozana e nietzscheana - se é que existe alguma doutrina nietzscheana... Desculpem a brincadeira... Mas eu perco um amigo nietzscheano, mas não perco a piada!
   Mas, voltando ao que interessa.
   Foi publicado "Ilusões do eu: Spinoza e Nietzsche" - aliás, por que será que o Spinoza vem antes no título? Rsss -, da Editora Civilização Brasileira, sob a organização de Luís César Oliva, André Martins e Homero Santiago.
   Já comprei... mas... como muitos outros, ele foi direto para a estante. De qualquer forma, vi que há artigos da excelsa spinozana portuguesa Maria Luísa Ribeiro Ferreira... mas também de nietzscheanos renomados, como a brasileiríssima Viviane Mosé.
   Aliás, com licença de uma apreciação meramente intelectual, gostaria de dizer que até a capa é bonita... meio metalizada. Embora seja um juízo meramente estético, não se pode negar que já atrai o leitor. 

Nenhum comentário: