quinta-feira, 28 de março de 2013

Nietzsche e a "segunda natureza"

   Meu entendimento sobre a proposta spinozana de nos libertarmos da "escravidão de nossas paixões" é de que ele entende que devemos nos modificar o suficiente para que determinados sentimentos que nos submetem, e que, portanto, nos fazem agir de uma forma que não é saudável para nós mesmos, percam esta força. De certo modo, o que acontece é que se desenvolve em nós uma alteração na nossa própria "natureza" - ou, como diria a ética aristotélica, no nosso "caráter".
   Curiosamente, esse meu modo de entender a proposta spinozana não é declarada tão explicitamente assim pelo holandês, mas aparece "com todas as letras" na Segunda consideração intempestiva (1874), de Nietzsche.
   O bigodudo escreve:
   "Pois porque somos o resultado de gerações anteriores, também somos o resultado de suas aberrações, paixões e erros, mesmo de seus crimes; não é possível se libertar totalmente desta cadeia. Se condenamos aquelas aberrações e nos consideramos desobrigados com relação a elas, então o fato de provirmos delas não é afetado. O melhor que podemos fazer é confrontar a natureza herdada e hereditária com o nosso conhecimento, combater através de uma nova disciplina rigorosa o que foi trazido de muito longe e o que foi herdado, implantando um novo hábito, um novo instinto, uma segunda natureza, de modo que a primeira natureza se debilite".
   É interessante perceber que a proposta nietzscheana vai além do "novo hábito" aristotélico, criando até mesmo um "novo instinto" - algo mais fundamental, mais primário - e uma nova natureza. Se não fosse um antiessencialista, Nietzsche teria escrito "uma segunda essência".
   Muitas vezes penso que, se Nietzsche continuasse estudando Spinoza, ele seria um bom spinozano! Rsss.

Nenhum comentário: