quinta-feira, 28 de março de 2013

Jacob Burckhardt (3)

   Desculpem-me da insistência no Sr. Burckhardt, mas eu não poderia perder a oportunidade de assinalar uma última coisa em relação a ele, que só aumenta minha simpatia.
   Ainda da Introdução de Peter Burke:
   "Ao contrário de muitos historiadores praticantes, Burckhardt não era filosoficamente iletrado. A despeito de alegar-se inepto para a especulação e o pensamento abstrato, estava bastante familiarizado com as ideias de Hegel e Schopenhauer, bem como com as do jovem Nietzsche, com quem costumava sair a passear e discutir ideias".
    Essa passagem demonstra que o pensador maduro Burckhardt conseguia "trafegar" pelos caminhos da Filosofia. Certamente isso é muito interessante, mas o que me chamou mais atenção foi outra passagem da Introdução, que narra uma opinião mais "juvenil" do historiador suiço.
   "Ainda estudante da Universidade de Berlim, expressou por escrito seu pesar pelo fato de que a filosofia da história fosse ensinada por seguidores de Hegel, 'a quem sou incapaz de entender'".
   Senti-me feliz por compartilhar, com alguém tão importante para a História do pensamento humano, essa "incapacidade de entender Hegel".
   Ufa... Que alívio! Não sou só eu. Rsss

Nenhum comentário: