domingo, 29 de setembro de 2013

Livros


   O lugar que mais visito são as livrarias - Não contem isso à minha mãe, pois ela ficará com ciúmes destas casas comerciais. Portanto, sempre estou por dentro das novidades das estantes. Obviamente, nem todas as novidades são tão interessantes a ponto de serem adquiridas. Nos últimos dias, no entanto, encontrei duas que, penso, valeriam a pena ser comentadas.
   A ordem de apresentação é proposital, entretanto, não por conta de uma hierarquização qualitativa. Primeiro, apresento o livro de caráter mais geral quanto à Filosofia; depois, um de âmbito mais restrito, mas que tem grande apelo à nossa realidade verde-amarela.
  Primeiro, Olá, Consciência! Uma viagem pela filosofia, dos portugueses Mendo Henriques e Nazaré Barros, publicado pela É Realizações Editora, agora em 2013. 
    Depois, Filosofia política para educadores - democracia e direitos das minorias, do nosso querido Paulo Ghiraldelli Jr. - um dos amigos dos amigos, aliás -, publicado pela Manole, também em 2013.
   Enquanto o primeiro livro é bastante geral, mas não se trata apenas de um breve resumo das áreas da Filosofia - afinal, o livro tem aproximadamente quatrocentas páginas. De qualquer forma, os dez primeiros capítulos dizem respeito a "O que é a filosofia, a verdade e o conhecimento, como se distingue a filosofia do senso comum e da ciência, o que são o espaço e o tempo, a matéria e o cosmos, a linguagem e o ser"; enquanto nos capítulos seguintes, de 11 a 21, "emergem as questões sobre o ser humano, sociedade, história, economia, política, ética, estética e religião" - segundo o "Ponto de Partida", que é uma espécie de Prefácio, nos informa. 
   É verdade que esses temas podem ser encontrados em diversos livros de Filosofia, mas a linguagem é leve e o texto passeia por vários filósofos dentro de cada um dos temas abordados. Bastante interessante.
   O segundo livro está conversando com o nosso quotidiano. Ghiraldelli trata temas que precisam ser discutidos filosoficamente, e não apenas ideologicamente, como se tem usualmente feito. É o caso da legalização das drogas, da "palmada pedagógica", do aborto, da Bíblia na escola, das cotas étnicas e muito mais. Gostei muito... do pouco que li.
   Dois livros que, no mínimo, merecem ser folheados com cuidado nas livrarias. Particularmente, acho que merecem mais: serem adquiridos e lidos. Mas isso é opção de cada um.
   Comprei ambos... mas até agora, sinceramente, não consegui parar para lê-los sequencialmente. 
   

Nenhum comentário: