quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Clóvis de Barros Filho


   Já há algum tempo, comprei um pequeno livro, bem "simpático", de divulgação da Filosofia, de nome A Filosofia explica as grandes questões da humanidade, publicado, agora em 2013, pela Casa do Saber e Casa da Palavra, de autoria de Clóvis de Barros Filho e Júlio Pompeu.
   O prof. Júlio Pompeu, eu já conhecia, de um curso na Casa do Saber, sobre Machiavelli. O prof. Clóvis de Barros Filho, no entanto, era, para mim, totalmente desconhecido. Gostei dele, de pronto, pela estorinha que consta da "Advertência" que abre o livro. E depois de ver parte da sua entrevista no Programa do Jô, fiquei completamente admirado com sua maneira de apresentar a Filosofia... especialmente pela ênfase que deu à abordagem do nosso querido Spinoza.
   O livro tem capítulos referentes à Ética, Moral, Liberdade, Identidade, Poder, Dominação, Justiça e Lei e à Virtude. E o link para assistir à entrevista é http://agorasim.blog.br/?p=3616 .
   Vale a pena conferir ambos.

4 comentários:

Clara Maria disse...

embora descontextualizado veja aí a vossa Betânia cantando o Pedro Abrunhosa, um dos maiores poetas cantores de Portugal.
http://www.youtube.com/watch?v=QeUbINADbpA
Realmente a Betânia tem uma voz inigualável e muito bom gosto, canta Pessoa e agora Abrunhosa...lindo!!!

Ricardo disse...

Querida amiga:
Nada neste blog é "descontextualizado". Recebemos muito bem a Betânia cantando o Pedro Abrunhosa. Aliás, aproveitei o clima poético para assistir a outros vídeos do Abrunhosa no Youtube. Existe até um outro com a Ivete Sangalo - outra brasileira que tem uma ótima voz, embora eu não seja exatamente fã do estilo musical dela.
Obrigado pela contribuição.

GRUNENWALD VIEIRA disse...

Caro Ricardo
bom dia !
dando uma "fuçada" em alguns livros de filosofia , pelo caminhos da rede achei sei site, que já adicionei aos favoritos, para degustação futura.Como interesso-me bastante pela filosofia ( sempre brinco, dizendo que pela idade( 57) ou pela falta de dinheiro( quase nada ,o suficiente para comprar livros),e um dos autores que pretendo ler é exatamente Spinoza .Já tenho em vista comprar a edição da Marilena Chaui, além de já ter o livro do Spinoza ( ou Espinosa ) .Como certamente é um texto de compreensão um pouco dificil,estou programando-me para 2014 , após passar por Montaigne( que comecei ontem , 19/10/2013).Fiquei super-feliz em poder descobrir sua pagina , que espero navegar bastante .Ple sua foto , voce parece o guitarrista do Ira, Edgar Scandura, numa versão mais saudavel e feliz.
Também pretendo ver este livro do Clovis de Barros. É mais barato que assistir às palestras da Casa do Saber, que são bem caras .
abraços fraternais e desculpe-me o abuso internetico
Grunenwald Vieira

Clara Maria disse...

Ahahahah!! Estou a rir até agora. O Grunenwald é bem humorado. Para além disso também muito observador. Não é que coloquei no Google Edgar Scandura e não é que o Ricardo é mesmo parecido??! É mesmo, mesmo... mas, ficamos apenas na parecença física porque como referiu o Ricardo é "mais saudável e feliz".
Acomode-se no blog, o Ricardo anda sempre muito atarefado mas, volta e meia aparece.
Reparei que tem raízes portuguesas. Os Vieiras pululam por aqui.
Um abraço
Maria