segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

"Spinoza's Moral Philosophy"


   O título do post é o mesmo de um famosíssimo artigo de Edwin M. Curley.
   Valho-me do artigo para tirar uma breve citação e apresentar um livro brasileiro.
   A citação é a seguinte:
   "It is a rare book on ethics which does not have at least a passing reference to Spinoza. But it is an even rarer book which has more than a passing reference".
   A bem da verdade, livros introdutórios brasileiros de Ética são muitos os que não fazem nem uma "referência passageira" à ética spinozana. Portanto, se a primeira parte da asserção de Curley já se torna complicada, aqui no Brasil, mais raros ainda seriam os livros que correspondem à segunda parte.
   Mas... eis que nos meus passeios por livrarias, encontrei um pequeno livro chamado A Ética como fundamento dos projetos humanos, organizado por Maria Lourdes da Cunha e Lene Revoredo Gouveia, publicado pela Saraiva, em 2012, que tem um capítulo chamado "A ética de Spinoza: da imanência metafísica aos princípios morais", de autoria do prof. Dr. Carlos Frederico Gurgel Calvet da Silveira.
   São menos de quinze páginas sobre o assunto - extensão que não fica muito aquém dos diversos outros capítulos, passando mesmo alguns -, num tom introdutório, mas que tem a relevância de colocar nosso querido filósofo num livro acessível e de grande apelo de divulgação. O artigo cita interpretadores como Matheron e Yovel, o que é uma garantia de abordagem séria. 
   Em que pese o fato de o autor ser especialista em Tomás de Aquino, e não em Spinoza, vale a pena ler o artigo.
   

Nenhum comentário: