terça-feira, 26 de agosto de 2014

"O portal da Filosofia"


   Há bastante tempo, escrevi minha impressão sobre o livro O portal da Filosofia - uma breve leitura das obras fundamentais da Filosofia (Volume 1), de autoria do Robert Zimmer - que, aliás, foi muito boa. Depois disso, consegui ver parte do segundo volume original, em alemão, e percebi que a Ética, de Spinoza, estava lá. Compartilhei isso com os amigos aqui do blog. Mas... cheguei a pensar que este outro volume não seria traduzido... depois de tantos anos da publicação do primeiro.
   Hoje, no entanto, passeando pelas livrarias da vida, "esbarrei" com o volume dois da obra, publicado pela Martins Fontes, agora em 2014. Para um primeiro contato com cada uma das obras apresentadas, acho que é uma leitura interessante. Neste volume temos - além da Ética: a Metafísica, as Meditações (Marco Aurélio), A consolação da filosofia, a Suma Teológica, Da douta ignorância, o Leviatã, Investigação sobre o entendimento humano, Do espírito das leis, Emílio, Fenomenologia do Espírito, A essência do cristianismo (Feuerbach), Sobre a liberdade, A decadência do Ocidente (Oswald Spengler), O Ser e o Nada, Dialética do esclarecimento, Verdade e Método (Gadamer) e Contra o método (Feyerabend).
   Tendo comprado o livro mais cedo, ainda nem li o texto sobre Spinoza, mas, pela impressão que tive do volume anterior, acho que vale como uma brevíssima introdução aos textos apresentados, principalmente para aqueles que ainda estão conhecendo a Filosofia.

Nenhum comentário: