segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Feliz aniversário, Jesus!

Apesar de não ser cristão, vivo numa sociedade fundamentalmente pertencente a essa religião. É bem verdade que muitos desses "cristãos" sequer lembram do aniversariante, tão preocupados que estão com as filas nos shoppings. De qualquer forma, o não pertencimento a um sistema religioso não me impede de admirar seus grandes personagens - mesmo que com um olhar mais crítico do que o "fiel". Há, portanto, que reconhecer - como, aliás, havia feito o "excomungado" judeu Spinoza - o quão magnânimas são as lições de Jesus, o Cristo. Aliás, talvez mais o exemplo do que as lições. Discute-se se o Cristianismo vivido atualmente é apenas um "Paulinismo" - adaptação da mensagem original de Jesus por São Paulo - mas isso não diminui a grandeza espiritual de seu fundador. A mim parece, particularmente, que as vidas de São Francisco de Assis e de Lutero, este, no primeiro momento, seguem melhor o paradigma de Jesus do que toda a Igreja edificada sobre Pedro - como ele pedira ao seu discípulo.
O mais lindo na mensagem "crística" - ou seja, pertencente ao Cristo Jesus - foi, parece-me, a ampliação do alcance do "mandamento" judaico, constante no Levítico, capítulo XIX, versículos 17 e 18, do "Ama ao próximo como a ti mesmo" - Bom lembrar que quem me ensinou que essa idéia não era originalmente cristã foi Baruch Spinoza, no seu Tratado Teológico-Político. Mas, voltando... Jesus, o Cristo, ampliou esse regramento, que se destinava apenas ao tratamento entre "irmãos" da comunidade judaica, para incluir a humanidade inteira.
FELIZ NATAL E BOAS ENTRADAS PARA TODOS!
PS.: Agora, uma provocação: quantos dos cristãos que usam o lema "Ama ao próximo como a ti mesmo" sabem que isso já existia no Antigo Testamento?

2 comentários:

Maria disse...

Senhor Ricardo!!
Que em seu sapatinho e de sua família, se faça presente paz, amor, saúde e muita alegria.
Maria

Anônimo disse...

Feliz Natal para vc e sua familia, que papai noel traga sucesso e saúde, que no campo esportivo o Horcades anuncie sua renúncia no dia 26, que no campo pessoal vc tenha sempre junto a ti as pessoas que vc amam e que amam voce, no profissional que mais sucesso alcance.
É o minímo que posso desejar a vc e que certamente vc deseja aos seus amigos.
Então de cabeça nas rabanadas e nos vinhos, e que hoje tenhamos em mente que no Dia 25 nasceu Cristo e não este mercantilismo exagerado da data.