quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Balthasar Thomass

  Queridos amigos dos amigos, é com imensa felicidade que registro, em duas ocasiões quase seguidas, a presença de autores de textos sobre Spinoza aqui no blog.
  Primeiro, comemoramos a vinda da Dra. Maria Luísa, desta vez foi Balthasar Thomass quem nos prestigiou.
  Antes de qualquer coisa, quero agradecer ao professor Balthasar Thomass pela visita a este pequeno espaço de congraçamento de amigos que, sob diversas perspectivas, pensam a vida... sem, no entanto, isolar-se do mundo para efetuar essa reflexão.
  Agora, posso fazer um pouco mais de justiça para com o livro do professor Thomass, visto que concluí a leitura.
  Antes de qualquer novo comentário sobre o livro, gostaria de responder à colocação do autor no blog.
  Sobre o meu receio de encontrar um livro de "auto ajuda" - que foi desfeito com a leitura - Balthasar disse: "Espero que você não se chateie demais com o lado 'auto ajuda' do livro, que é meio provocação, meio oportunismo, meio cuidado real com as consequências praticas da filosofia, e meio estratégia de dissimulação do conteúdo político e militante do espinozismo, segundo a tese do Leo Strauss em seu livro sobre o Epinoza 'A perseguição e a arte de escrever'".
  Para entender como funcionaria essa "estratégia de dissimulação do conteúdo político e militante do espinozismo", penso que eu teria que ter acesso ao livro de Leo Strauss. Entretanto, achei muito coerente a ideia dessa espécie de "ajuda" - que seria mais "alter-ajuda", visto que surge a partir das ideias de Spinoza, do que propriamente "auto-ajuda" - seguir-se, quase necessariamente, como "consequência prática da filosofia", spinozana, no caso específico.
  Realmente, a partir da perspectiva a que Thomass deu relevo, ocorreria o alívio de várias angústias existenciais, como se tratasse de uma abordagem terapêutica para quem lê o texto. Visto que o "terapeuta" seria o próprio leitor, através das ferramentas apresentadas no livro, parece que teríamos mesmo uma "auto-ajuda"... embora bastante elaborada e de um nível mais profundo, contrariando radicalmente as "receitas de bolo" veiculadas nos livros que ganham o rótulo em questão.
  Muito obrigado, Sr. Balthasar Thomass!
  Vamos, agora, aos comentários sobre o livro...
   
 

Nenhum comentário: