terça-feira, 24 de maio de 2011

Aproveitando que cá estou...

   Minha filha está ensaiando para uma apresentação de - acreditem!!! - Dia das Mães, que ocorrerá na próxima sexta-feira. Entre as músicas a serem apresentadas consta "Shimbalaiê", da Maria Gadú. Para absorver melhor o ritmo e a melodia, comprei o CD da cantora, para a pequena ouvir.
    Até então, eu nunca havia prestado muita atenção à letra, resumindo-me a ouvir aquele refrão "Shimbalaiê, quando vejo o Sol beijando o mar...". Desta vez, porém, voltando atenção à minha filha, pude perceber o conteúdo da letra... que já não é novidade para mais ninguém.
   Apreciei bastante duas passagens:
  "Ser capitã desse mundo, poder rodar sem fronteiras; viver um ano em segundos; não achar sonhos besteira"; e, principalmente, 
  "Quando mentir for preciso, poder falar a verdade".
   Apesar de não acreditar, integralmente, na possibilidade de sermos "capitães" de nossas vidas - Spinoza, aliás, diria que isso só pode se dar na imaginação! - e de preferir viver um "bom segundo" em um ano, apreciei muito o "não achar sonhos besteira"; afinal, um sonho tomado como projeto, tratado como tal, com preparação e trabalho, pode significar muita coisa em nossas vidas... pelo menos, sob a perspectiva da duração, lembrar-nos-ia Spinoza.
   Quanto à segunda observação... é um paradoxo incrível: quando algo for preciso - aqui, quase como "necessário", isto é, não contingente - poder fazer o contrário - deliberadamente descumprindo a necessidade. Além da perspectiva lógica envolvida - aliás, em primeiro plano a esta -, há o enfoque ético: mesmo quando for necessário mentir, dar-se o direito de falar a verdade. Gostei muito! 

Um comentário:

mundy disse...

Bem originalmente nao sou Fã da figura fisica da Maria Guadu, e para mim esta overdose que a midia da par novos talentos me aborrecem, mas menina tem seu valor, o interesante é que estamos chegando no Dia dos namorados e sua filha esta ensaiando apresentaçao do Dia das Maes, a julgar a dos namorados deve sair no dia da Amizade, 20 de julho e a da amizade no dia dos Pais e por aí vai, ou seja minha persona critica nao adormece, hehehehehehehehehe, mas voltando a Maria Guadu a cantora exaustivamente é apresentada e reapresentada na Tv num Show junto com CAETANO e confesso que nao vi e nemsei se irei uma hora parar para assistir, deve ser um encontro musical e intelectual fantastico,nao nego que CAE e GUADu sao personas para lá de bacanas e com uma visao fantastica sobre diversas coisas , a obra celes por si já é prova,mas o amigo aqui nao tem paciencia para shows na TV, DVD, nada disso, gosto de ver ao VIVO,como nao posso e nem sei se isso passou ao VIVO nao vejo, assim é ate com futebol, minha paciencia em ver jogos na TV sao a cada dia menos existentes , pois nao aguento este montes de entendidos a bajular umas equipes e a criticar outras de acordo com o peso comercial, sou adpto de jogos ao VIVO no estadio, como atualmente nao posso ver o nosso FLU in loco, tento nao ver na TV para nao aguentar as agruras que o nosso tiem anda proporcionando e escutando os criticos falando abobrinhas ,hehehehehehehe, ou seja tolerancia zero,heheheheheheh, mas voltando a GUADU e CAE, aguentar CAE com aquele jeito Blase dele já é exercicio grande, agora imagina GUADU e CAE juntos, sendo que a primeira nao obstante reconhecer sua inteligencia e qualidade musical, tenta ser o CAE de saias, nao bem de saias diga se de passagem o mesmo do Cae de paletó ,heheheheheheehe, ou seja nada contra opçoes de cada um, longe de mim, mas soa me esquisito a figura dos Dois, passando uma imagem de que sao o que realmente nao sao, heheheheheheehehe, estou indo fundo demais, mas resumindo e partindo para outras coisas, GUADU E CAE sao dez, mas sao chatos pacas de se ouvir dando entrevistas, heheheheheheheheehehe.Taí vou me matricular num curso de critico profissional,hehehehehehehehehe.Bem e vamos ficando por aqui.