terça-feira, 19 de julho de 2011

"Década" significa...

   Como eu tenho escrito muito sobre Machiavelli, resolvi dividir minha ignorância com os amigos.
   Obviamente, a primeira coisa que li do florentino foi "O príncipe". Depois que me identifiquei com a percepção realista da política dele, passei a ler mais sobre este pensador italiano. Passado algum tempo, li "Mandrágora" e "O arquidiabo Belfagor". Mais algum e folheei "A arte da guerra".
   Parei por aí... mais por falta de tempo do que por desinteresse.
   Fato é que, em qualquer texto sobre o florentino, sempre via alguma referência aos "Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio". Se me livrei, logo nas primeiras leituras sobre Machiavelli, da falsa impressão de que "Tito Lívio" era um governante, e que o florentino estava falando dos discursos proferidos pelo tal sujeito - "Aaaai, Santa Ignorância!" -, descobrindo logo que Tito Lívio fora um historiador italiano que vivera entre 59 aC e 17 dC, e que os "discursos" eram os comentários de Machiavelli sobre a História de Roma, contada pelo seu conterrâneo, restou-me algo ignorado, que só fui descobrir esses dias.
   Comprei meu exemplar dos Discorsi, todo feliz. Abri-o. Fui lendo a Apresentação: "O historiador romano Tito Lívio nasceu... blá-blá-blá... Sua história de Roma compreende 142 livros, abrangendo um largo período... blá-blá-blá... Dessa obra, habitualmente dividida em DÉCADAS, ISTO É, CONJUNTO DE DEZ LIVROS, só conhecemos o texto integral de 35 deles, inclusive A PRIMEIRA DÉCADA, que vai da fundação (ab urbe conditia), por volta de 750 aC... até o ano de 294 aC..." e por aí vai.
    Portanto, uma "década" contém, nesse sentido, aproximadamente 460 anos! Isto porque a "década" em questão é a divisão de dez em dez livros. E a primeira divisão cobre quase 460 anos da História de Roma.
   Ufa... livrei-me de mais um "buraco negro da ignorância"! Confessar isso me deixou mais leve. Rsss. Obrigado a quem me lê. Rsss.


Um comentário:

mundy disse...

Entro aqui nao para ecrever sobre a decada de maquiavel e tampouco sobre Spinoza, mas sim que hoje dia 20 é o Dia do AMIGO,entao é para lembrar ao SPINOZA e AMIGOs que hoje se comemora este dia, um grande fraternal abraco ao Compadre, e reitero convite para visitar meu blog FLA FLU eterno escrito a oito maos , e ao MUNDYLICIAS, que em breve ser[a atualizado, sei que o Amigo prefere assuntos mais filosoficos, mas futebhol e Chocolate nao deixam de ser uma filosofia, hehehehehehehehehehehehehehe.