quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Aproveitando os aniversários

   O aniversariante mais ilustre dessa época é Jesus Cristo... o fundador, ainda que assim não o tenha pretendido, do Cristianismo... ou seria, dos Cristianismos?
   Pergunto isso porque estranho muito uma atitude que presencio vez por outra: a troca de "igrejas", por evangélicos meus conhecidos. Normalmente, fico sem resposta quando pergunto-lhes qual a diferença doutrinária que os fez mudar.
   Posso estar sendo pouco severo na crítica, mas, por vezes, parece-me que há igrejas que estão mais "na moda" que outras.
   O fato é que encontrei uma possível explicação num texto de José Arthur Giannotti, do livro "Notícias no espelho", ao qual já me referi em um post anterior. É bem verdade que eu espero que Giannotti esteja tão errado em sua crítica quanto eu, mas é uma possibilidade.
   Transcrevo, então, algumas passagens de "Religião como investimento".
   "Estava passeando pela TV quando dei com um culto da Igreja Mundial do Poder de Deus. [...] No culto da TV, o pastor simplesmente anunciou que, dado o aumento das despesas da Igreja, no próximo mês o dízimo subiria de 10% para 20% ['dízimo' de 20%!?!? Isso não é uma contradictio in adjecto ?!?!] [...] Notável é que o dízimo não era pensado como doação, mas simplesmente como devolução: já que Deus neste mês dera-lhe tanto, cabia ao fiel devolver uma parte para que a Igreja continuasse no seu trabalho de mediador. [...] Em vez de o salário ser considerado como retribuição ao trabalho, o é tão só como dádiva divina. [...] Se o salário é dádiva, precisa ser recompensado. Não segundo a máxima franciscana 'é dando que se recebe', pois não se processa como ato de amor pelo outro. No fundo vale o princípio: 'Recebes porque doastes'. E, como esse investimento nem sempre dá bons resultados, parece-me natural que o crente mude de igreja, como nós procuramos um banco mais rentável para nossos investimentos. [...] Esse novo crente não mantém com a Igreja e seus pares uma relação amorosa [...] sua adesão não implica conversão, total transformação do sentido de seu ser. Ele apenas assina um contrato integral que lhe traz paz de espírito e confiança no futuro. Em vez de conversão, mera negociação. Essa religião não parece se coadunar, então, com as necessidades de uma massa trabalhadora, cujos empregos são aleatórios e precários?".
   Como eu disse antes, espero que o "diagnóstico" de Giannotti esteja tão errado quanto o meu... até porque não acredito que meus conhecidos tenham em mente esse mero acordo "comercial", pelo menos de modo consciente, quando trocam de "um Cristianismo para outro". Entretanto, tenho que reconhecer que é um ponto de vista.
   Apesar disso, o que não discordo de Giannotti é um trecho que fecha o texto em questão. Escreve o autor:
   "Essa teologia pentecostal se aproxima, então, do maniqueísmo. Como sabemos, o sacerdote Mani (também conhecido como Maniqueu), ativo no século III, pregava a existência de duas divindades igualmente poderosas, a benigna e a maligna. Isto porque o mal somente poderia ter origem no mal. A nova teologia pentecostal empresta o mesmo valor aos dois princípios e, assim, ressuscita a heresia maniqueísta, misturando cristianismo com teologia pagã".
   Em alguma medida, realmente, o que o Cristianismo evangélico tende a fazer é dar ao lado mau praticamente tanta força quanto ao lado bom... ressuscitando o maniqueísmo, portanto.
   

3 comentários:

mundy disse...

Voce cita em seu o post a Igreja Mundial de Deus, e faço a seguinte observação sobre este pastor, este Senhor na madrugada do dia 28 para 29, ou seja no mesmo dia que voce posta sobre a igreja dele, estava comandando um culto ,e no meio da pregaçao, começa a dizer que o chamam de 171, estelionatario, vigarista e outros adjetivos , mas o que ele faz é curar as pessoas atraves da intervençao divina, dito isto O Pastor se vira para a Camera e berra, vao começar a me criticar mas vamos a mais uns casos de cura, a camera vai para o meio da multidao e lá já se encontra um senhor com duas senhoras, a mae e a irma dele, todos chorando copiosamente e o obreiro enfia o microfone na frente dele, o pastor berra para que ele dissesse qual a cura dele e o cara se vira para a camera e olha em direçao ao palco que esta o Pastor e chorando e berrando diz que tinha unha encravada e que a mesma doia nele da pontinha do dedao ate a cabeça e que ao ouvir as palavras miraculosas do Pastor, a unha se desencravou e omes o fora curado, a Igreja toda solta um ÓOOOooooooooooo e a camera volta para o Pastor que diz na maior naturalidade , segurando um boleto que todos deviam começar a pagar o carne da cura, pois tem um custo divino ele manter o programa de curas e conversar com Jesus e por aí vai, eu simplesmente nao é a primeira vez que vi estes Pastor com esse papo de salvador divino que tem um custo, e hoje este cara é um dos mais poderosos pastores na TV , esta em todoso os canais que dao abertura para ete tipo de programa, hoje ele da plantao na rede TV, Band e CNT, é um 171 nato e na maior cara de Pau oferece seus metodos religiosos que consistem em deixar vc mais pobre e ele mais rico, e nao vai preso este vigarista, o pior que o Governo usa a desculpa de sermos um Estado laico para nao reprimir as religioes , mas isso dai nao é caso de liberdade religiosa e sim comercio , só que um comerciante normal paga impostos e tem um codigo de defesa do consumidor a fiscaliza-lo , mas estas Igrejas simplesmente vendem o que nao podem dar e nada acontece, simplesmente acho incrivel que em pleno seculo 21 , ainda tem gente que cai nos golpes destes vigaristas.

Ricardo disse...

E eu nem vi isso, hein, compadre!

mundy disse...

Carissimo Compadre, nestas noites mal dormidas que sou acometido em algumas madrugadas, na falta de fazer o sono vir , fico zapeando os canais nos intervalos comerciais e assisto cada atrocidade em nome da religião, para mim 90% destes cara que tem programa religioso na TV sao 171 usando o nome de DEUS, e o mais incrível que nenhum sofra uma intervençao do Governo, da Policia , da receita, em nome de uma liberdade religiosa nao se punem estes casos de verdadeiros estelionatarios, é incrivel como em nosso país a roubalheira feita por politicos e lideres religiosos e Poderosos em geral, não sofre puniçao alguma, mas como dizia vejo cada coisa do arco da velha, atualmenet sem TV a cabo para me divertir , assisto aparvalhado estes charlatoes vez por outra para tentar analisar ou entender o que faz uma pessoa cair num golpe desses, na noite de 31 para 1 de janeiro de 2012,a maioria das estaçoes televisisvas passava programas ou filmes para pegar a Plateia que se amarra numa virada de ano pela TV,rsssss, mas a Record do Bispo Macedo se superou, numa noite que é Festiva , pois a passagem de ano é comemorada mundo afora de maneira alegre e com bastante fogos de artificio para celebrar o NOVo, na Record do Bispo tinha um Pastor a Postos, falando de suicidios, problemas financeiros, depressao epor aí vai, mas o mote era o Suicido, mostrando imagens de pessoas se jogando do alto de edificios, pendurados em Torres de energia e toda sorte de suicido, Pontes e etc, ou seja numa noite festiva eles estavam ali para lembrar que os problemas existem e Lógico o Pastor atendia ligaçoes telefonicas no Ar e depois de um discurso religioso em que invariavelmente a soluçao do Problema da pessoa é por que Jesus , DEus nao estava na vida da pessoa, o Pastor lógico indicava que o suplicante procurasse a Universal mais proxima de sua casa e dava o NOme do pastor da igreja da area indicada para a pessoa se cadastrar na corrente deles e l´´ogico tentarem cooptar mais uma alma para o seu rebanho ,amigo TV na madrugada esta foda, se perco o sono quando vejo estas coisas é que o sono nao vem mesmo, pois fico fulo da vida, com tanta vigarice correndo solta por aí, heheheheheehehehe.Diga quando estara de volta a Niteroi para que LUIGUI e Eu possamos dar um beijao na Rafinha pelo NIver dela.