sábado, 10 de dezembro de 2011

Leituras...

  Férias chegando... Período das leituras não obrigatórias se aproximando. Obaaaa!
   Se os amigos quiserem uma sugestão, aí vai:
  "Notícias no espelho", de José Arthur Giannotti. O livro é uma coletânea dos textos publicados pelo filósofo brasileiro no jornal "Folha de S. Paulo", entre os anos de 2000 e 2010.
   Segundo a Introdução, escrita por Luciano Codato, também professor de Filosofia, da Unifesp, o livro é "destinado a um leitor não inteiramente versado na tradição filosófica". O interessante, entretanto, é que, conforme ainda indica Codato, "importam menos as notícias e mais o espelho refletindo a própria época, a consciência do tempo presente, dos homens presentes, da vida presente".
   Interessante, também, é a expressão usado por Codato para falar do solo a partir do onde Giannotti constrói suas reflexões: "... a matéria de Giannotti sempre foi a racionalidade irracional de nossas ações". (Grifo meu)
   O que eu achei bem estimulante foi a partição que foi feita no material escrito. Há uma seção "Em busca do sentido da arte", de fundo estético; outra "Questões morais"; mais outra "Em volta da política", além de mais algumas. Deste modo, o leitor pode escolher o tema que mais lhe agrada e esgotá-lo primeiro... ou até dispensar aqueles outros temas que não lhe falam nada.
   Sei lá... cada um que leia como quiser. Rsss. Eu já estou lendo o meu! 
   

3 comentários:

mundy disse...

Lendo o caderno prosa e verso do Globo de sabado passado e lendo a revista o Globo de domingo passado, li entrevista com o Filosofo suiço Allain de Botton e estou curioso para comprar o livro "religião para ateus".

Ricardo disse...

Querido compadre:
Também tive curiosidade sobre esse livro. Fui, então, dar uma conferida. Achei que ele é meio superficial. Penso que tenho livros melhores sobre o assunto. Portanto, disse: "Desta vez, passo", e não comprei o livro.
Abração.

mundy disse...

Compadre,o autor em questao virou arroz de festa em diversos programas esta semana , entao a curiosidade que tinha esvaiu se , ou seja da forma que veio a superexposição tirou me a curiosidade,hahahahahaha, nao quero mais comprar, a grana esta curta demais para dar um tiro no pé.