quarta-feira, 27 de junho de 2012

Notas Filosóficas de junho

   A última terça-feira do mês é dia de diversão e reflexão garantidas... com o Notas Filosóficas.
   Ontem, não foi diferente... aliás, foi sim, foi melhor do que os anteriores. Se bem que a superação dos limites de qualidade é uma marca da dupla Silvério e Faiga, os responsáveis pelo evento.
  A única nota - sem trocadilho - triste foi o problema com a divulgação do evento. Sempre recebo o folder por e-mail, o que não aconteceu desta vez. E, como no meu caso, a maioria das pessoas, senão a totalidade, não recebeu a confirmação do evento. Obviamente, não perdi tempo em confirmar, por telefone, a programação, e consegui sair mais cedo do trabalho, graças à colega Rosa, que se dispôs a me dar uma "cobertura" providencial.
   Falemos do evento, então.
  Se a Filosofia começa com o thauma, o Silvério nos fez filosofar logo quando chegamos ao evento. Afinal, segundo Faiga disse no mês passado, teríamos um "banquete" - portanto, nada mais óbvio do que pensar em Platão, em Sócrates, em Diotima, em Eros, etc. e tal - este mês, mas, quando adentramos ao recinto, eis que nos recebe nada mais, nada menos que Pitágoras. Ué???? Espanto! Portanto, começo da Filosofia.
   Eu adorei o Pink Floyd do mês passado, mas - que o Roger Waters não me escute - gostei muito mais do duo de flauta e violoncelo, Ranieri Tiago e Gabriela Sepúlveda, executando minuetos de Beethoven, Bach, Boccherini; Jesus, alegria dos homens, de Bach, e as Bachianas Brasileiras nº 5, do Villa Lobos, entre outras coisas.
   Que coisa linda! Continuamos, portanto, filosofando, "maravilhados" - ou seja, ainda sob o efeito do thauma, com a música instrumental.
   O Silvério, como sempre, conduz muito bem a aula... ou conversa, sobre o tema escolhido. Mesmo escolhendo a vertente "matemática" dos pitagóricos, que se valia mais da ideia de harmonia - ponte fundamental de ligação com a música do duo -, ainda teve tempo - mais um "espanto", aqui - de citar a outra vertente, dos akousmatikoi, que era mais "religiosa" que a anterior.
   Falar sobre Pitágoras é sempre difícil. As referências mais usuais são, normalmente, fantasiosas e anedotárias. Restou fazer uma ponte com Platão, embora houvesse, no roteiro distribuído, citações do grande pitagórico Filolau. O problema nessa ponte é que, se as relações matemático-musicais são tão importantes para a compreensão da realidade, Platão parece desprezar a parte musical da questão, embora obviamente não a matemática, quando expulsa os artistas de sua cidade perfeita.
   Lembrei, entretanto, do pitagórico Alcméon (ou Alkmaion) de Crotona, que, como "médico", entendia que a música tinha o poder de equilibrar os pares de opostos que formavam a alma, restituindo-lhe a saúde. Portanto, nossos queridos Ranieri e Gabriela seriam como que "médicos da alma".
   Melhor, então, ficarmos com Alcméon em vez de Platão. Afinal, uma cidade perfeita sem funk, tudo bem, mas sem música como a ouvida ontem, seria uma cidade desarmônica, e por isso imperfeita.
   Obrigado, mais uma vez, ao Silvério (nosso querido professor) e à Faiga (nossa querida organizadora).

2 comentários:

Clara Maria disse...

Nossa !! (como vocês dizem aí), há quanto tempo não escrevo !!
Tenho andado meio embriagada pelo teatro, mas como o teatro apareceu em honra de Dionísio e Dionísio é, também, o deus do vinho, tudo estava certo como se nenhuma peça faltasse neste puzzle que é a minha vida, ou mesmo a vida de cada um… Parece que neste puzzle não faltam peças, mas… sobram. Pois é, fragmentos como preguiça, cansaço, falta de treino mental, tempo, vontade, vergonha … fazem com que o puzzle vá ficando meio confuso o que resulta numa miscelânea de emoções e um manietar de ações.
Todas as vezes que espreito no blog (e são muitas), fico com vontade de escrever, mas logo bailam dentro da minha cabeça desculpas como “ a filosofia não é a minha praia”,” não escrevo nada direito”, o que é que os meus irmãos brasileiros vão pensar desta tola alentejana”, ”não tenho nada a acrescentar” e por aí fora.
Volta e meia vejo o resistente compadre Mundy, escrever e congratulo-me sempre com isso, volto a olhar para mim e me questiono onde andarão os outros que outrora pululavam por aqui e iam deixando a sua marca? Mas aqui estou, senhor Ricardo, para dizer balelas ou outra coisa qualquer e festejar com o senhor e os seus amigos a alegria de vos poder ler nas mais variadas facetas. Afinal o nome do blog não é” Spinoza e amigos”?
Posso comemorar o facto de existir o blog? Posso apenas passar e deixar um “Olá”, aos novos e sobretudo, aos velhos amigos? E o resto, o resto são apenas pedaços de alma que nos vão ora torturando, ora divertindo.
Um abraço a todos, em especial para o senhor , para o Mundy e para o Aníbal.

Anônimo disse...

Querido Ricardo, sempre tao gentil conosco. Concordo com voce, que este foi um dos melhores, senào o melhor dentre muitos!!! Ranieri, Gabriela e Silverio nos permitiram adentrar em um espaço magico, em que ate nossa respiração se fazia silenciosa, para nao quebrar s harmonia!! E que venham muiitos!!! Boa semana! Abs Faiga