domingo, 3 de junho de 2012

Spinoza pode nos salvar?

   O título do post é meio problemático. Será que Spinoza pretendeu, em algum momento de sua vida, "salvar" alguém? De qualquer forma, não se pode negar que, em certa medida, a liberdade que nos propõe possível de se alcançar, implica, na doutrina spinozana, uma forma de salvar-nos de nossa "servidão".
   Mas o post tem esse título por conta do último livro que adquiri, que se chama "spinoza peut nous sauver la vie - Traité de philosophie pratique", de Pierre Ansay, publicado pelas Editions Couleur.
   Apesar de ainda não ter lido o livro, e de desconfiar muito das formas - e "fórmulas" ou "receitas" - muito "diretas" de aplicação da Filosofia à vida quotidiana, uma olhadela rápida revela que o livro parece ser bem interessante. Ele apresenta pequenas passagens da Ética, para depois expor "dicas" de boas atitudes para se tomar na vida.
   Depois, escrevo um pouco mais sobre o livro.


3 comentários:

Marcelo Moreira disse...

Mas o que, afinal, é Salvação?
Esperança religiosa de alguma remissão pós morte? Esperança política de uma reorientação social?

Não sei! Talvez seja mais simples! Perguntemos ao lago o que o salva! Ora, imóvel e inerte que é, desprovido de membros e músculos, talvez a salvação para o lago seja a pedra. Quanto tempo ele esperou pela experiência, tão curta em duração mas tão vasta em significado, conquistada nos inúmeros círculos concêntricos a se espalhar por toda sua superfície.

Qual a salvação, para o homem? Talvez nada mais que a mesma pedra! Noutra palavra, a Perturbação! Tudo o que te perturba te salva! Te remove do conforto e do comodismo! Te arranca de uma vida estática! Ferve seu espírito! Esgota seus músculos!

O lago "pós-pedra" jamais será o mesmo! Está salvo do lago "pré-pedra"! Quais são suas pedras? Para uns, a visita ao "Spinoza e amigos"! Para outros, o próprio Spinoza! Para uma multidão, a final da libertadores!

Cada qual com sua pedra! Cada qual com sua perturbação! Cada qual com sua salvação particular!

Anônimo disse...

Meu amigo transmita ao Ricardinho votos de um Feliz Aniversário e parabéns por hoje , data em que completa 26 anos, um grande abraço para todos.

Ricardo disse...

Caro compadre:
Agradeço pela lembrança. Pode deixar que comunico ao seu afilhado os parabéns.
Abraço a todos aí, também.