quarta-feira, 29 de agosto de 2012

A arbitragem no futebol

   Meu compadre diz que esse blog não é um espaço de futebol... mas acho que ele não tem razão. Afinal, a concepção inicial - e penso que continua assim - era a de que nossos amigos pudessem lançar aqui quaisquer questões que os "incomodassem". É bem verdade que o assunto "futebol" normalmente não aparecerá como um mero tratar do resultado de um jogo, mas reflexões sobre o esporte, de maneira geral, ou até de itens específicos do mesmo, não são rejeitadas, de forma alguma.
   Então, é com esse espírito que escrevo hoje: refletir sobre as arbitragens no Campeonato Brasileiro (de futebol).
   Dois são os motivos básicos dessa reflexão: (1) dois jogos a que assisti, há duas semanas - Cruzeiro vs. Fluminense e Palmeiras vs. Flamengo -, e (2) duas colunas do Fernando Calazans, em O Globo.
   Os dois jogos me chamaram atenção pela "violência" em campo. Entretanto, quando os jogadores/gladiadores pararam para dar entrevistas, antes de descer para os vestiários no intervalo, todos fizeram questão de minimizar as "pancadas", dizendo que "Eram coisas do jogo". Se para eles está tudo bem, para mim, que estou só me divertindo, bebendo minha cervejinha em casa, também. Mas, como alguém que já curte futebol há anos, que já viu muitas "feras" - não no sentido de que atacavam os outros, como hoje -, que "comiam a bola", me dá um certo desânimo ver aos jogos "pegados" - como se diz hoje em dia.
   Ah... só um lembrete: os técnicos de Cruzeiro e Palmeiras são, respectivamente, Celso Roth e Felipão. Quem é do mundo futebolístico conhece a fama deles, quanto a mandar "dar um cascudo" nos adversários.
   Continuemos com a outra motivação deste post: a coluna de jornal.
   Fernando Calazans já tinha escrito uma matéria, logo após os jogos em questão, reproduzindo minhas impressões sobre a violência nos dois jogos. Pensei: "Ufa, não sou tão analfabeto em futebol... Embora não tenha a sapiência do meu querido compadre Mundy!". Calazans, então, comentava que a violência estava atrapalhando o nosso futebol, e que isso precisava ser observado por aqueles que cuidam - ou deveriam cuidar - desse nosso esporte.
   Mas, hoje, a coluna completou a análise do nosso tão querido - mas sofrido - futebol.
   O título da matéria já é bastante interessante: "Repensar, reeducar". Acho que, em qualquer área de nossas vidas, repensar e reeducar são boas dicas. Calazans abre a matéria escrevendo: "Quem acompanha o futebol com algum senso crítico e capacidade de interpretar o que está acontecendo já sabia que, um dia, a tentativa ou a sensação de obrigação de mudar a arbitragem iria acontecer". 
   O foco da matéria, portanto, é a arbitragem. Um princípio de leitura poderia sugerir que Calazans iria "descer a borduna" nos árbitros, dizendo que eles são fracos, etc. e tal. Mas o "senso crítico e capacidade de interpretar" do jornalista estão aguçados. Segundo Fernando Calazans, fazendo eco, conforme ele mesmo reconhece, ao comentarista de arbitragem da TV Globo - e ex-árbitro - Arnaldo Cezar Coelho, o maior "problema" são os dirigentes, técnicos e jogadores, com seus comportamentos absolutamente antiéticos.
    Aqui, como os nossos amigos já podem perceber, é que entra nossa reflexão filosófica da questão. 
   O jornalista diz: "Outro dia, fiz aqui um breve desfile do que se vê dentro de campo. Jogadores que entram para dar pontapés, parar os adversários com falta o tempo todo, com o rodízio delas. Entram, enfim, não para o jogo, mas para o antijogo. Outros jogadores, ou os mesmos, que entram para fingir que sofreram faltas, para simular, para se atirar acrobaticamente no campo, simulando também dramáticas contusões. A qualquer marcação do juiz e dos bandeirinhas, certa ou errada, esses jogadores os cercam com ameaças, palavrões, dedos em riste, vociferações". 
    Calazans destacará, mais adiante em sua matéria, que os técnicos incentivam esse tipo de comportamento... o que corresponde totalmente à verdade, em diversos casos. Segundo ele, Arnaldo Cezar Coelho teria dito, em relação a isso, que "Ninguém colabora", ao que o jornalista acrescenta, com muita propriedade, "Pior até: todos dificultam". E diz mais: "O futebol brasileiro perdeu a civilidade". Eu arriscaria que o futebol sul-americano... mas fiquemos no nosso "Brasilzão", para seguir o jornalista. Também poderíamos escrever, talvez, que "O (futebol) brasileiro perdeu a civilidade". Colocaríamos, então, a opção de incluir, ou não, na frase a palavra "futebol".
   Mas sigamos.
   Logo a seguir, Calazans lança outro título "A cara do nosso futebol" - eu registraria "A cara (de pau) do nosso futebol", mas o escritor é ele. Rsss -, para citar o caso do zagueiro do Corinthians, Paulo André, que "criticou severamente Neymar, depois do jogo com o Santos, por simular faltas e se atirar no chão", e que, no jogo seguinte, foi criticado por seu próprio técnico, o Tite - salvou-se uma alma! -, por também ter simulado sofrer uma falta. A observação de Calazans é que "Paulo André não é exceção, é regra". Isso, infelizmente.
   Concordo em gênero, número e grau com Fernando Calazans, quanto à "picaretagem" que grassa em nossos gramados. A falta de ética é a rotina, e não a exceção. 
   Mas... eu gostaria de acrescentar um item ao que o jornalista disse, e, se fosse possível, que ele refletisse junto comigo: não podemos esperar que a "honestidade" das instituições dependa da dos homens que as compõem. Se é necessário que os árbitros encerrem todos os jogos antes dos noventa minutos, expulsando os brigões, os "botinudos" e os "atores", que se faça isso. Da mesma forma que, se for necessário marcar dez pênaltis em cada partida, por conta do "agarra-agarra" na área em 100% dos escanteios, que assim seja. A coisa ficará tão ridícula que repercutirá no mundo todo. E, talvez, nossos "trabalhadores dos gramados", com seus milionários salários, comecem a repensar seu comportamento em campo.
  
  
   

5 comentários:

mundy disse...

Amigo eu nao livro a cara da arbitragem nao,quarta feira ultima nosso FLUZAO jogou no Vaziao, melhor Engenhao contra o Corintians e sabe quantos jogos do Timeco da fIEL, o Sr Sandro Meira Ricci apitou, em vinte rodadas apitou 10 do time de Sp, e sabe em quantos ele deixou de marcar penalti contra o Corintians em sete, ou seja em 10 ele erra em sete, 70% e isso nao [e culpa s[o dos dirigentes, jogadores , tecnicos e de arbitros que se portam a este papel, amigo,o bastidor esta podre, e neste quesito o time de SP e um dos que mais usam esta forca, o Flu teve algumas arbitragens a seu favor como tantas outras contra neste brao, diria ate mais erros contra o Flu do que a favor, e nenhumarbitro foi afastado, ai um bandeira ousou no marcar um impedimento contra o time da Fiel, no dia seguinte afastaram os arbitros,o Presidente da comissao de arbitros e por ai vai, numa clara demonstracao errem contra todos , mas contra o Corintians nao pode e isso e culpa dos que dirigem e nao dos arbitros, mas a culpa tambem e deles quando nao se manifestam contra estas ordens, ou seja eles ficam coniventes com quem manda e desmanda, essa e a questao , todos estamos sujeitos a falhas, mas sistematicamente apenas um clube ser beneficiado nao me cheira bem a coisa,em 2010 havia um claro proposito de que o Titulo fosse para o Corintians, mas por um detalhe que com muita luta e sorte o Flu conseguiu furar o bloqueio , em 2011 nao foi possivel furar e o Timeco foi o Campeao,este ano de 2012 o Flu foi roubado na LA contra Boca em Buenos Aires ao nao ter um penal marcado a favor , o que no minimo aqui no jogo da volta em que tomamos um gol no ultimo minuto, nao nos eliminaria , o penal la nos fez falta, e na decisao Boca e Timeco, deu o timeco, e no Brao de 2012 so nao vai dar para eles serem campeoes, sei la, pois se desfocaram pela festa da LA e mundial em dezembro, mas do jeito que sao mafiosos, arbitros e dirigentes, nao vou me admirar de o time de SP ganhar as dezoito que faltam e os outros perderem e o titulo ir parar la, e muita sacanagem, mas esta com cara que no final deste ano, o FLu ousara dar mais um tapa na cara de todos e levara o Tetra.

mundy disse...

Mudei meu navegador para o Google Chrome e meus comentarios parecem que agora voltaram a entrar direto.

Ricardo disse...

Querido compadre:
Desculpe minha insolência, mas vou discordar de você, mesmo sabendo que estou em um campo que é de seu amplo domínio.
Primeiro, é logo que há relações desiguais de poder em qualquer grupo - seja futebol, política, escola, família -, e com isso, também desigualdade de influência. Portanto, não desdenho da hipótese de que, neste momento, ou até ao longo de três anos, como você citou, possa haver um favorecimento ao "Timão". Não há como negar, entretanto, que esse time foi campeão da Libertadores, com Boca ou sem, com favorecimento ou sem na Argentina, com Riquelme-o-chato ou sem no outro time.
A eficiência do time, portanto, é inquestionável, o que obviamente melhora quando há favorecimento.
Entretanto, você não acha estranho 19 clubes se calarem frente ao favorecimento tão explícito a um deles? Não é curioso, no mínimo, que outros grandes fiquem quietos? Que não sejam 19, pois há os clubes de menor investimento, mas que sejam 10... É simples assim "armar" resultados? Desconfio muito dessa tese.
A tese que me parece mais correta é a de que simplesmente os árbitros estão pressionados pelos pilantras dos jogadores, treinadores e dirigentes, que jogam as torcidas contra eles... e acomodam as coisas.
O jogador mau caráter leva uma "braçada" no peito, e cai rolando como se tivesse levado uma cotovelada no rosto. Todos cercam o juiz e o empurram. O sujeito escolhe um e dá um amarelo... quando deveria ter expulso uns dois. No lance seguinte, o cara se joga na área. A torcida está com o juiz engasgado. O homem de preto "atende ao clamor popular" e marca pênalti para nosso artista dos gramados. Erro da arbitragem? Sim! Mas qual a origem? Aquele pilantrinha que se diz jogador de futebol. E por que o juiz não é firme? Porque ele terá que deixar o estádio amparado pela segurança daquele clube cujo dirigente (com treinador e jogadores) está armando contra ele.
Não sou inocente, amigo, a ponto de ignorar que futebol não é mais simplesmente futebol, pois há muito dinheiro por trás dos gramados. Aliás, futebol é primeiramente negócio, depois é diversão. Mas deixar de ser razoável, rendendo-me à paixão apenas, não toparei entrar nessa.
Agora a resposta da pergunta sobre os dez clubes se insurgirem contra a "C(orínthias)BF". Elas não brigam porque sabem que em algum momento serão eles os beneficiados, e ninguém poderá reclamar.

Ricardo disse...

No comentário anterior, em vez de "Primeiro, é logo" leia-se "Primeiro, é lógico"

mundy disse...

Compadre , permita me discordar de voce, mas existe a sacanagem sim e manipulaçao, pode nao ser de maneira exagerada, mas há e demonstro o porque , o Fluminense atraves de sua Diretoria na Pessoa do Executivo Rodrigo Caetano juntou documentos e videos reclamando da arbitragem em alguns jogos contra o Flu, antes da comissao que caiu, resposta a reclamaçao do FLu, CONAF diz que lances e erros foram normais e fazem parte do futebol, até aí tudo bem na Resposta , o Cara da Conaf argumentar que foi tudo normal, mas ao fim da resposta ao Clube, vem o seguinte recado, caso o Sr Rodrigo Caetano continue insinuando algo, poderemos pedir ao STJD que o indicie e processe o mesmo, detalhe o Presidente do STJD é Conselheiro do Corintians, entao amigo, o que ocorre que ate gritam, mas veladamente ou escancaradamente ameaças sao feitas, e o interessante que bastou o Corintians abrir a boca no jogo contra o Santos e caiu todo mundo, desde o Presidente da CONAF ao trio de arbitragem , no geral acredito que arbitragem é ruim porque é ruim mesmo e nao porque ja entram de maneira desonesta , mas existe esquema simk , ou vc ja esqueceu de 2005, que havia um esquema do Edilson em que anularam os jogos do Corintians e dos outros times que apareciam como citados em armaçoes contra ou seja foram prejudicados de alguma forma , nao tiveram jogos anulados , o FLU mesmo havia vencido o Corintians num jogo em que o Edilson confessou que era armado para o Corintians nos ganhar, mas isso nao aconteceu e no jogo novo no lugar do anulado , eles nos venceram, Rapaz, no sabado agora o Juiz do Jogo contra o Figueira prejudicou o Time de SC, ou seja eles erram contra e contra todos, mas o interessante que quando erram contra o Timeco da Fiel , caia toda uma Administraçao e nao disse que a conquista do Corintians na LA foi armada, eu disse que no nosso jogo contra o Boca fomos tungados.E outra coisa no meu comentario em que disse que em 20 jogos do Timeco da Fiel , 10 foram apitados pelo Sandro Meira Ricci,achjo estranho sim, e um detalhe que nao botei la , lembro que botei que de 10 ele deixou de marcar penais contra o Corintians em 7 e sabe em quantos ele marcou um penalti para o Corintians , em 6, ja passei da ingenuidade de acreditar que nao haja algumas situaçoes esquisitas, num pais que tudo tem sujeira,nao vou descartar que no futebol nao as haja , existe sim, é tentar acreditar demais que haja ética logo no futebol, nao possuem ética na Justiça, no Legislativo, no Executivo , na Imprensa e nos Negocios, vc acha que logo no futebol existirá.E repito em 2010 estava armado para o Corintians ser o Campeao, era ano do Centenario , só que por mais que tenham armado, eles deram moles e isso tambem acontece,nao adianta inventar um penalti e o cara chutar para fora , ou deixar o sujeito entrar em impedimento e ele chutar para fora.Vai me desculpar amigo, mas eu tenho um senso mais aguçado em sacanagem futebolistica do que vc. futebolistica