quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Maomé... o inovador


   Todos sabemos que Maomé criou uma nova religião, e, neste sentido, já é um inovador. Porém, ao lermos a revista Super Interessante deste mês de fevereiro, iremos saber que ele foi um inovador em sentido muito mais amplo... e, arrisco-me a dizer, até mais interessante.
   O autor do texto "Maomé - A face oculta do criador do Islã" é Alexandre Versignassi. Escreveu de forma bastante informativa, mas leve... e até divertida, por vezes. Vejamos uma prova desta última parte da frase: "Uma de suas primeiras medidas no campo das coisas práticas foi baixar a Selic. [...] Então ele criou um BNDES em Medina".
   Como Spinoza diz, a religião tem uma função política nos grupos. O texto mostra como Maomé formou "uma tribo [a Ummah] que não era unida por laços de sangue, mas por uma ideologia". E esta comunidade gozava de privilégios, como, por exemplo, empréstimos a juro zero para os seus afiliados. Além dessa medida financeira, outra, que dizia respeito à quebra do monopólio do controle do comércio, em Meca, pela poderosa tribo dos Quraysh, foi instaurada, com a criação de uma feira que não cobrava taxas, como todas as que existiam fornecendo dinheiro àquela megatribo, o que resultou numa queda geral de preços. 
   Outra medida citada na reportagem é a concessão às mulheres da Ummah do direito de herdarem propriedades, "pela primeira vez na história das Arábias".
   Uma espécie de "Bolsa Família" foi outra novidade. Os membros da Ummah pagavam um imposto de acordo com suas posses, o zakat, que também abastecia os seguidores mais pobres.
   Mesmo a biografia de Maomé tem fatos inovadores. Sua primeira esposa, por exemplo, quinze anos mais velha que o profeta, foi Khadija, uma mulher emancipada - ao contrário do costume da época - dona de caravanas extremamente lucrativas.
   Como eu disse, além dessas informações extraordinárias, a matéria traz a história da nova religião e de seu criador.
    Em suma, superinteressante!

Nenhum comentário: