quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Ethics - The basics, de John Mizzoni


   O título do post é o mesmo do livro que estou lendo... ou relendo. Não, não... já que não li nenhuma vez por inteiro, é lendo, mesmo. Rsss.
   Explico. Utilizei - e, por isso, li - algumas partes do livro na minha dissertação. Mas, agora, estou lendo o texto pela primeira vez em sequência. E ele é muito bom.
   Os capítulos são: "Relative Ethics or Universal Ethics?", "Virtue Ethics", "Natural Law Ethics", "Social Contract Ethics", "Utilitarian Ethics", "Deontological Ethics", "Care Ethics" e "Conclusion: Using the Tools of Ethics".
   Não se trata apenas de uma apresentação das diversas teorias éticas, mas de uma discussão elaborada sobre a Ética e suas diversas abordagens. Além disso, entre os apêndices, há um sobre Metaética.
   O livro mereceria vários posts... e, talvez, venha a ter. Mas, por enquanto, só vou colocar uma ideia que achei bem interessante, que é de uma frase atribuída a São Francisco de Assis: "Preach the gospel at all times, and sometimes use words".
   A "pregação" envolve o exemplo, e não simplesmente a repetição de palavras, que só devem ser usadas de vez em quando. O que mais vemos é o contrário, muito blá-blá-blá e pouco bom exemplo.

Nenhum comentário: