quinta-feira, 20 de outubro de 2016

As políticas


   Sempre digo que há mais de uma "política"... ou mais de uma percepção do que seja a "política". 
   Existe a política "profissional", digamos assim, que é aquela que implica busca de poder, e a política "do povo", que visa ao bem comum. 
   Podemos imaginar até que o político profissional inicia sua vida, enquanto cidadão participativo e interessado no bem estar comum, pensando na política "do povo". Mas, enquanto vai se profissionalizando, o viés de suas ações tende a voltar-se primordialmente para a política "profissional".
   Contudo, um livro interessante que leio agora - Em defesa da política, de autoria de Marco Aurélio Nogueira - fala em três políticas. Além da "política dos políticos" e a "política dos cidadãos" - que seriam conceitos equivalentes àqueles que já tratamos acima -, haveria a "política dos técnicos". Esta última seria uma espécie de "política sem política", visto que não há discussão, nem tentativa de acordo. Há, em lugar disso, uma pretensa verdade, teórica e tecnicamente comprovada, que deve ser posta em prática, a fim de que sejam obtidos os melhores resultados possíveis. 
   Interessante esta abordagem...

Nenhum comentário: