"Ser imbecil, egoísta e ter boa saúde: eis as três condições necessárias para ser feliz. Mas, se a primeira lhe faltar, tudo está perdido" (Flaubert, carta a Louise Collet - 13/08/1846)
"Se a Providência quisesse que fôssemos felizes, não nos teria dado a inteligência" (Kant, Fundamentos da Metafísica dos Costumes - 1785)
"O conceito de felicidade é tão indeterminado que, apesar do desejo que todo homem tem de ser feliz, ninguém jamais pode dizer em termos precisos e coerentes o que verdadeiramente deseja e quer. [...] Quer a riqueza? Quantas preocupações, quanta inveja [...] ele pode, com isso atrair sobre sua cabeça! Quer muito conhecimentos e saber? Talvez isso só lhe proporcione um olhar mais lúcido sobre males que ele doravante enxergará de maneira mais aterrorizante, ao passo que antes se esquivavam à sua visão, e que no entanto são inevitáveis [...] O problema que consiste em determinar de maneira segura e geral qual ação pode favorecer a felicidade de um ser razoável é um problema totalmente insolúvel" (idem)
Nenhum comentário:
Postar um comentário