sábado, 14 de março de 2009

Ainda sobre moral e Igreja

Nilton Bonder escreve que o mandamento original seria "Não assassinarás!", em vez de simplesmente "Não matarás!". Perceba-se que o "assassinar" tem um "peso" maior que o "matar". Mata-se, inclusive, para alimentação; embora ninguém vá pensar em "assassinato de bois" ou de alfaces.
Voltando para o âmbito humano, que é do nosso interesse discutir, pode-se "matar em legítima defesa", mas não se "assassina em legítima defesa". Pode-se matar "legalmente" para preservar um bem de valor igual ou superior à vida do "morto". Suponho, por exemplo, que Sua Santidade, o papa, aprovaria que um soldado do Vaticano matasse um "novo" Ali Agka, salvando sua pele, em detrimento da do tal muçulmano. Portanto, o "Não matarás!" é relativo também.
Imaginemos um filho olhando para o pai que abusa dessa criança e repetindo: "Honrarás pai e mãe!". Regras descontextualizadas não são nada!
Spinoza, muito acertadamente, percebeu cedo que os Dez Mandamentos são regras sociais, divulgadas por Moisés para a manutenção da unidade de um povo. Se elas fossem absolutas, não haveria necessidade dos juízes ou de Salomão. Imaginem, inclusive, Salomão se propondo a resolver a contenda das senhoras que queriam o mesmo filho dizendo "Corte a criança ao meio!", e uma observando "Salomão, tu, que és o maior dos sábios, 'matarás' um mandamento do Senhor, junto com meu filho ?".
Enquanto a Igreja não perceber, como Spinoza já o fizera, que essas regras são meramente humanas, para lidar com grupos humanos, e não divinas, ela não terá capacidade de colocar-se corretamente diante de um mundo em que seus valores podem ser válidos, mas suas opiniões são anacrônicas.
Ah... só para lembrar... a Igreja não ligou muito para o "Não matarás!" durante a Inquisição e as Cruzadas.

7 comentários:

Anônimo disse...

Sinceramente eu não acredito que a IGREJA seja muito preocupada com moral, desde que seus interesses em manipular a cabeça e mente dos fieis possa estar em foco, eu não acredito em imposiçoes moralistas vindo da IGREJA ou outros Orgaos, acredito que as pessoas devam ter por principio seguir ritos morais para se viver em sociedade, mas por incrível que pareça vejo a IGREJA seja ela catolica ou Evangélicas , fazer vista grossa a muitas coisas que nos chocam , eu não vejo nenhuma IGREJA fazendo questão de não receber ajuda de fieis que não tenho muitos principios,para mim a IGREJA hoje tornou-se um negócio como outro qualquer, em que vc compra moral ou exige moral de acordo com sua contribuição a ela, por exemplo se voce for um bom dizimista e contribuidor a IGREJA , vc pode ser o maior bandalha que a IGREJA v ai dizer que vc é um bom e fiel seguidor das leis Cristas e da moral e bom costume, hoje é triste constatar que o que compra moral, ética, educação , saúde é o poder do dinheiro, vivemos numa sociedade em que o Cidadão não frequenta a IGREJA para se tornar um cidadão melhor, ele frequenta a mesma para Mostrar o seu poder e sua influencia,bem é a minha humilde e modesta opinião.

Anônimo disse...

Ainda sobre moral, não tão profunda como o assunto abordado nos seus tópicos, acrescentaria ser até off topic, mas vale como discussao ,em outro ambito, que não é nem o tema abordado pelo seu Blog, mas é uma paixão minha e acredito que sua.Bem o nosso Fluminense tão maltratado por sua Direção atual e por outras que por lá passaram, digamos que não seja dos mais atuantes nas questoes do tema moral e ética, reconheço isso, mas tampouco os co irmaos Fla, Vasco e Bota sao exemplos de conduta ética e moral, mas causa me estranheza o prazer que os Orgaos de imprensa tem em esmiuçar os caminhos que o Flu usa para driblar a justiça para não qutar débitos, em reportagem no Globo de hoje e logo publicada em sites e blogs esportivos em geral, saiu reportagem meticulasa e bem feita por sinal , e com levantamentos de tramoias que o nosso Flu faz para não pagar divida com o ex Jogador e dirigente Branco, a conduta do clube é ruim, mas o que me causa estranheza é que há pouco tempo, um ex Dirigente do Vasco acusou a atual direção do lube Vascaino de não usar metodos pouco elogiaveis na administração dos problemas e o assunto ficou por aí não se foi a fundo, pleo contrario, BOB é elogiado sempre que a Imprensa pode fazer, o Botafogo que na reportagem de hoje é elogiado por ser o mais bem administrado do Rio, não paga aluguel do estadio desde que o Locou, o atual presidente do Bota Mauricio Assunção, diz que encontrou rombo imenso deixado por Bebeto e pratica de nepotismo e novamente o assunto ficou na maneira superficial, nada se apurou, bem o FLa este não paga nada faz tempo, todos os esportes do Clube da gavea, vivem a reclamar que não recebem nada do Fla, e nada se faz para esmiuçar, naõ se faz reportagem alguma, mas o Flu é sempre alvo de reportagens esmiuçadas, sempre chamam a nós Tricolores de um monte de improperios , e por aí vai, o Clube faz uma baita contratação e o que se ve é somente repercussao negativa do fato, nenhum elogio e ´vão alem , procuram sempre quando o clube parece viver momentos de calmaria na tentativa de solucionar seus problemas dentro e fora de campo,abalar o ambinte do Tricolor, este tipo de imprensa que prefere escolher um Clube a ser perseguido e outros que agem igual ou pior serem protegidos é que me estranha, se o que querem fazer é jornalismo ou apenas imprensa marrom, não defendo o fto de o Flu não aracar com seus problemas,não quero que não se duvulgue, pelo contrario, defendo que divulguem os problemas do Flu, Fla, Vasco e Bota, e que não passem a impressao que o Flu é o pato feio da históroa sempre, o Vilao sempre e que nos outros clubes existe um monte de santo, que dão azar em nao conseguir resolver suas dividas e que o Flu não paga por ser esperto.

Ricardo disse...

É, amigo, a coisa está feia para a Igreja. Por sorte, parece que nem todos - mesmo lá no Vaticano - estão de acordo com o tal arcebispo brasileiro. Há variantes no entendimento quanto à reprovação absoluta do aborto, visto que há outros "pecados" envolvidos na situação específica, e inocentes sendo "punidos" também.
Já em relação ao nosso Flu, acho que podemos deixar os adversários chorando, enquanto seguimos somando três pontos a cada partida e... quem sabe, levantando o caneco.

Anônimo disse...

Bem sobre ainda o arcebispo da excomunhão, o mesmo deu entrevista a veja , colocando mais uma vez sua posição reacionária, mas o que mais me deixou pasmo é que o mesmo disse que um homicida ou estuprador não merecem ser excomungados, pois a IGREJA considera um aborto crime pior que um Estupro e um homicidio, o que me deixou mais pasmo é que o Cidadão disse que aborto é tirar uma vida , tudo bem, mas um homicido não é a mesma coisa, ou seja o Médico que realizou o aborto é excomungado, mas o Cidadao que tirou a vida do Joao Helio da forma como fez não merece a excomunhão, aí é dose o pensamento retrogrado do cara, outra coisa , perguntado sobre o nome da Criança objeto do aborto, o mesmo e seus cinco assessores presentes a entrevista não souberam responder, ou seja o que ele quer é holofote para sua campanha e está pouco se importando quem seja a menina, mais outro fato, perguntado sobre se a IGREJA pretendia caso a menina desistisse do aborto ajudá-la de alguma forma, ele respondeu que existem diversos abrigos que cuidam de pessoas pobres e que seria o caso dela procurar auxilio nestes locais, ou seja ele esta na realidade, desculpe a expressao Cagando e andando para ela, mais uma antes de terminar ele disse que o Padrasto e o Pai da criança eram contra o aborto, e que a vontade deles não foi cumprida, ou seja o estuprador era contra o aborto e deveria ser atendido, é dose, e agora terminando, o Arcebispo disse que a maior tristeza dele foi não poder realizar o batizado destas crianças abortadas, apesar de não saber o nome da criança gravida, de não se mostrar com vontade de sua Diocese arcar com qualquer tipo de ajuda a ela antes ou mesmo agora, ou seja o que ele quer apenas é um palanque para dicorrer sobre suas ideias atrasadas, Nota Zero para este Bispo.

Ricardo disse...

Mundy:
Por tudo o que já foi dito, concordo com sua nota zero para o arcebispo... mas estenderia essa nota à Igreja Católica, salvando-se apenas raríssimas exceções nos seus quadros, que julgam realmente com a sensibilidade cristã.

Ricardo disse...

Mundy:
Agora... mudando de alhos para bugalhos.
Nosso Fluzão está indo "bem"... conseguindo os resultados que interessam.
Mas a comemoração de hoje vai para o Vascão, que derrotou o Fla por 2 x 0... mas caberia mais, hein!
Por falar em futebol... o Sporting, de Portugal, da nossa querida amiga Maria, perdeu o campeonato numa confusão tremenda. Parece que "garfaram" o time dela! Portanto, não é só aqui que os árbitros erram feio.

Maria disse...

Senhor Ricardo!!!
Se "garfar" é "roubar" fomos mesmo garfados(aqui nem se conhece tal palavra).
O facto é que ao jogarmos com o nosso grande rival -Benfica , não para o campeonato, mas para uma taça da liga, o árbitro viu um penalty inexistente, marcou grande penalidade e na sequência foi expulso o tal jogador que deu origem ao penalty fantasma, por acumulação de cartões amarelos. Resumindo estávamos a ganhar por um modesto 1 a zero, o Benfica empatou ficámos com menos um jogador em campo e acabámos por perder por penaltys (ou escrever-se-á penalties?).
Mas, não sou fã propriamente de futebol…ainda se fosse a selecção nacional, sim aquela que perdeu com a vossa vergonhosamente , que hoje vai defrontar a Suécia. Penso que foi ontem que o Cristiano Ronaldo veio dizer que se todos os jogadores fossem como ele nós seríamos os campeões do mundo…que convencido!!! Esquece-se que o futebol é o jogo de equipa e não de estrelas isoladas.
Tenho de ir, porque a manhã está quase a findar e esta fada do lar tem que entrar em acção.
Bom fim-de-semana
Maria
PS- Seu e-mail para Bernardo ainda está a fazer efeitos aqui. Seria interessante vê-lo ser discutido por pessoas de quadrantes diferentes desde filósofos, passando por políticos e religiosos…certamente que cada um deles lhe responderia de maneira diferente.