quinta-feira, 5 de março de 2009

Um livro e um site

Recentemente adquiri um livrinho bem gostoso de ler sobre Filosofia. O tal livro, de edição portuguesa, se chama "Que diria Sócrates?", organizado por Alexander George. O livro foi produzido a partir de uma experiência interessante de um site que responde a perguntas de Filosofia enviadas do mundo inteiro. Algumas dessas perguntas são respondidas até por mais de um filósofo. Como as respostas são relativamente breves, podemos ter um acesso rápido a determinado assunto sem grandes pesquisas.
Entrei no site (http://www.askphilosophers.org/) e o achei muito bom. Há uma divisão das perguntas de acordo com os assuntos abordados, o que facilita ainda mais a pesquisa. Para quem não tiver paciência para ler em inglês, e se contentar com um extrato das perguntas, eu descobri que esse ano foi lançado o tal livro no Brasil, com o nome "Existo, logo, penso", pela Editora Objetiva.
Só para aguçar a curiosidade dos amigos, lá vai a primeira pergunta do livro "Existe uma coisa que seja o Nada? Podemos dizer que as meias estão na gaveta, ou que nada está lá. Mas, se é possível que nada esteja na gaveta, então o Nada terá, de algum modo, de existir. Mas, se assim for, ocupa ao mesmo tempo o mesmo espaço que as coisas que não são nada?".
Que acharam?

4 comentários:

Anônimo disse...

Assunto off topic, bem a respeito de nossa conversa telefonica, sobre os politicos brasileiros, é bem verdade que não é aqui só que tem gente que adora um dinheiro fácil, seja ele público ou privado, vide os casos das montadoras americanas, mas vou falr especificamente do Chef Britanico Gordon Ramsay, o Ingles que é considerado um dos melhores chefes de cozinha do Mundo, apesar de ser Ingles e que sabemos que a cozinha inglesa é uma das mais pobres do planeta,bem o Gringo dono de 11 restaurantes na Gra Bretanha, deve cerca de 3 milhoes de Libras em emprestimos desde 2005 e outros 5milhoes de libras a fornecedores de sua rede, e que agora procura renegociar a divida, bem tudo soaria normal , se não fosse por um detalhe , o Chef usava a empresa para pegar emprestimos e repassa-los para ele pessoalmente, ou seja a grana não entrava para finaciar o seu negócio e sim o seu enriquecimento pessoal , atraves de uma outra Holding, ou seja canalha não é privilégio de nós Tupiniquins, hehehehehehehehehe.

Anônimo disse...

Bem minha modesta interpretação da pergunta do Filosofo, olha partindo da premissa que se compararmos com algo que era para estar ali ,mas não está, é lógico que ocupa o mesmo espaço mesmo que este algo não seja coisa nenhuma, bem não sei , se me fiz entender, hehehehehehehe, ou melhor cabeça de Filosofo e inteligencia do mesmo em indagar sobre isso, é complicado para mim, pois não possuo condições de ir mais além na minha argumentação,sei que para os Reis da argumentãção e da Contra argumentação, a questao colocada suscitará um debate acalorado e regado a bom papo , coisa que concluo que para mim no momento é o máximo que posso dar, hehehehehehehe, ou seja a pergunta para mim é de dificil resoluçãO, HEHEHEHE.

Ricardo disse...

Esse é um assunto interessante mesmo.
A resposta passa pela ideia de que o "Nada" não é uma "coisa" - que existiria, portanto - que tem uma propriedade a mais, a da não-existência. Afinal, como pode algo existir e não ter existência ao mesmo tempo?
Ou seja, a não-existência não é uma propriedade. Então, o Nada não pode ocupar o mesmo espaço que seria das meias, por exemplo.
Aliás, Kant já nos advertia que a própria existência não é uma propriedade. Ele explicou isso quando falou da "Prova Ontológica" da existência de Deus, onde se tenta demonstrar que o ente mais perfeito tem todas as propriedades possíveis, entre elas a existência, e, então, teria que existir.
Não posso deixar de negar que, apesar das sutilezas de Spinoza, ele, de certa forma, também cai na armadilha da "Prova Ontológica", mas para sua sorte o que ela determina é a existência de uma substância única... que, depois, será identificada a Deus - com restrições nesse entendimento.
De qualquer forma, amigo Mundy, você está vendo como a Filosofia tem suas "pegadinhas" interessantes?

Ricardo disse...

Sobre o comentário do tal chefe de cozinha conterrâneo dos seus antepassados, Mundy, realmente vemos que a "esperteza" não é privilégio tupiniquim. Talvez a Lei de Gérson tenha sido "aprimorada" por aqui, mas certamente já vem de longe na raça humana.
Você lembra da Bíblia, em que o irmão mais novo (Jacó) se aproveita da cegueira do pai e faz uma "tramoia" para herdar o que seria do irmão mais velho (Esaú)?
Pois é, meu amigo... as coisas são assim com esses que foram criados "à imagem e semelhança de Deus".