segunda-feira, 30 de março de 2009

A coluna de Míriam Leitão

Gosto muito de ler a coluna "Panorama Econômico", de Míriam Leitão, em O Globo. Normalmente, ajuda-me a entender um pouquinho mais o cenário econômico do Brasil e do mundo, sem nenhuma pretensão acadêmica, mas meramente informativa.
Entretanto, a coluna de ontem, foi diferente. Míriam, mais como uma cidadã do mundo emocionada do que como uma analista econômica racional, abordou a situação feminina no mundo, diante da revelação de mais um "caso repugnante de estupro sequencial de pai e filho contra a mesma mulher, filha e irmã dos dois", bem como dos que já circulavam na mídia - o do "monstro austríaco", o da menina de 9 anos grávida do padrasto em Recife, o da menina de 13 anos que passou a ser abusada pelo pai após a morte da esposa -, bem como outros que já deixaram de circular há algum tempo - como o da moça Eloá, morta em São Paulo por um ex-namorado.
Míriam demonstra a ilusão de algumas mulhers que acham que só está faltando abrir mais espaço no mercado de trabalho para que se considere igualado o direito de homens e mulheres. Mulheres focadas só nisso deixam de ver o absurdo, exemplificado por Míriam, que é a possibilidade, no Paquistão, de mulheres serem escolhidas para pagar a condenação de membros de sua família, que se converte, para a nova "culpada" - que é mais "vítima" da lei, na minha opinião -, normalmente em pena de "estupro público e coletivo". Assim, por exemplo, nos conta a paquistanesa Mukhtar Mai, no seu livro "A desonrada".
Parabéns, Míriam, pela sensibilidade com as palavras e pela escolha oportuna do tema. Aliás, a intenção tem que ser mais do que acusar e punir os agressores, mas também repensar a relação homem-mulher, principalmente nesse aspecto em que o sexo deixa de ser troca de prazeres, para ser um ato de prazer único, acompanhado de outro de violência.
De minha parte, fico abismado ao saber que alguém olha um corpo angelical e pleno de pureza, como o de uma menina de oito anos, e consegue enxergar ali algo de luxúria, passível de promover prazer. E beiro o ódio em pensar que um "abjeito" (mistura de "abjeto" com "sujeito") desses possa ser o próprio pai da criança.
É, Spinoza, não posso negar que, vez por outra, tenho que concordar mais com o Thomas Hobbes, com sua frase "O homem é o lobo do homem", do que com você, que considera o homem (o outro) como sendo a maior possibilidade de realização do homem (o eu). Mas eu sei que sua abordagem é a do companheiro, daquele outro que sabe como é importante a boa convivência. Esse é, justamente, aquele que se indigna, como a Míriam Leitão e a maioria de nós, contra pedófilos abusadores de crianças... de ambos os sexos, inclusive, o que me parece aumentar ainda mais a vileza do ato.

4 comentários:

mundy disse...

Caro Cumpadre, a parada é a seguinte, de fato o tema escolhido pela Miriam pode ter sido oportuno, no que concerne a visaõ de barbaries ocorridas contra mulheres, mas quanto ao fato de o Nobre ter a citado , como uma pessoa que gosta de seguir para entender um pouco o dia a dia da economia, parodiei a coluna da mesma numa rádio carioca a CBN,,olha Amigo, eu não entendo nada de economia, o Paulo seu outro cumpadre entende mais do que eu e vc juntos, e nós sabemos disto, Mas tanto ele como eu não somos muito fãs da Miriam Leitão , a economista me parece mais um produto fabricado pela Mídia e em principal ao Orgão que a emprega, a elogiada articulista, adora muito citar em suas colunas e artigos , que colheu informações junto a Contatos e outras fontes e sempre tem uma posição muito fraquinha em relaçao aos fatos, a Sua Amiga Miriam, hehehehehehe, não passa força em suas análises, parece que luta por um objetivo se mostrar antenada com assuntos que não conhece , e olha que não sou forte em economia, mas as explicações dela para alguns assuntos e principalmente agora nesta crise economica, beira o discurso de um colegial recem saido da Escola secundária, outro economista que recomendo não levar muito a sério é o Sardenberg, muito fraco também e colega de mesma Rádio, bem não quero aqui cortar o barato do amigo, se ela o satisfaz está de bom tamanho, ela cumpre o seu papel e Vale o dinheiro que o Patrão a remunera, não vou aconselhar ao amigo acompanhar outros economistas, pois não tenho cabedal para indica-los, quem sabe o Paulo possa faze-lo, mas recomendo ao amigo ler pelo menos uma vez por semana o Jornal Valor economico, lá vc encontrará pessoas mais legais que a Miriam e com conteudo, pois a Dita é muito fraca para explicar alguns parametros economicos ,o Paulo que não tem a fama e os empregos que ela tem , apesar de algumas divergencias que possamos ter é muito melhor que a Miriam, vai por mim, quer saber sobre economia, conversa com ele, tem mais estofo que a Articulista, Testa o conselho, hehehehehehehehehe.Apesar de algumas divergencias que tenho com ele, o Zaccur é mais abalizado que a Miriam.

Ricardo disse...

Compadre, eu não duvido da competência econômica do "nosso" Paulo. Nem imagino compará-lo, nesse campo, à Míriam... até porque ela, ao contrário dele, não é economista, mas apenas articulista. Eu, aliás, já vi o Anthony Garotinho dar um "nó" nela em uma entrevista.
De qualquer forma, o articulista - que é uma espécie de "especialista não-formado no assunto" - traz até nós as coisas numa linguagem mais simples... o que, de um modo geral, basta. Obviamente não escuto só a Míriam. Gosto do engraçado Joelmir Betting, que - imagino - deve ser só mais outro articulista. E arrisco-me até em "especialistas" em matérias da Veja e Época, quando quero saber mais um pouco.
Com isso... dá para o gasto, ou seja, não ficar mudo quando o assunto é Economia. Rsss.
Mas, como você bem disse, as melhores aulas são com o Paulo. Ele, inclusive, a despeito de toda a minha diferença com a política econômica do governo Lula, é que me sinalizou resultados positivos que não podem ser ignorados na economia brasileira.
Mas, como eu não tenho a mesma sorte que você, de trabalhar junto ao "cara"... tenho que ficar com a Míriam mesmo. Rssss.

mundy disse...

Realmente está com a razao a Miriam não é economista, hehehehehehe, mas voltando ao assunto eu não gosto dela como articulista, para o Garotinho enrolar a Miriam vc já percebe qual o nível da mulher, bem o Garotinho é uma pessoa bastanete inteligente, mas a voz dele é irritante, ele tem um programa na Radio Manchete, que dizem que a emissora é dele, mas o dono que apárece é outro, e outro dia na falta do que fazer, perei para escutar o sujeito, bem durou exatos 10 minutos a minha paciencia, pois o sujeito além de ter uma Voz chata, ainda ficou o tempo todo fazendo propanganda do Governo dele e da Rosinha e atacando o Sergio Cabral, ora bolas o cara se utiliza das rádio para fazer propaganda eleitoral,dizem que não pode, mas o Garotinho abusa no uso deste artificio.

Ricardo disse...

É, compadre, o pior é que já estão articulando o retorno dele - o Garotinho - à nossa política estadual.
Agora, pior do que a gestão Garotinho, no Estado, foi o final da gestão César Maia, no município.
E a tal "Cidade da Música", hein?! Que vergonha!