sábado, 7 de março de 2009

Mais sobre o aborto em Pernambuco

É difícil eu concordar com o presidente Lula, mas a declaração dele sobre o caso foi de uma coragem irrepreensível, considerando o país "católico" em que vivemos.
Vejamos o que ele disse: "Como cristão e como católico, lamento profundamente que um bispo da Igreja Católica tenha um comportamento, eu diria, conservador como esse. Ou seja, não é possível que uma menina estuprada por um padrasto tenha esse filho até porque a menina corria risco de vida. Eu acho que, nesse aspecto, a medicina está mais correta que a Igreja. A medicina fez o que tinha que ser feito: salvar a vida de uma menina de nove anos".
Por outro lado, na contramão do bom senso e do mínimo de humanidade para uma criança que, segundo a polícia, vinha sendo estuprada desde os seis anos de idade, vemos nova declaração do "iluminado" arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso, que afirmou: "Ele [o padrasto] cometeu um crime enorme, mas não está incluído na excomunhão", e ainda que "Esse padrasto cometeu um pecado gravíssimo. Agora, mais grave do que isso, sabe o que é? O aborto, eliminar uma vida inocente."
Entendo, Sua "Sapiência", mas eu gostaria de ter acesso a essa tabela "Pecadológica", também. Se bem que isso deve ser restrito aos "doutos" como o senhor.
Se me fosse possível fazer uma perguntinha a mais, eu gostaria de solicitar ao "infalível" arcebispo que me explicasse o que acontece quando alguém é excomungado duas vezes da mesma religião; afinal, conforme explica o site G1, "o médico Rivaldo Albuquerque, que participou do atendimento, já havia sido excomungado antes". Será que ele vai para um "andar abaixo" do Inferno de Dante? Mas não seria injusto pagar duas vezes pelo mesmo pecado, "filantropo" monge?
Bem... eu sei que Jesus louvou ao bom Samaritano, que sem ser um homem de fé (dogmática), ajudou um necessitado, ante a omissão dos "reguladores da moral" cheios de fé.
Entre o arcebispo, o cardeal, o papa e Jesus, eu fico com esse último!

5 comentários:

Anônimo disse...

Sobre o iluminado Bispo, depois a igreja católica quer saber porque perde a cada dia mais fieis, eu tenho como posição de vida ser contra o aborto, mas sou também a favor de que em certos casos , esta posição seja repensada, como ter posiçao contraria ao aborto no caso de uma criança que corria risco de vida, que com certeza como seriam as cond~içoes de uma criança criar uma outra criança e como excomungar a todos, mas o padrastao criminoso não ser excomungado, é o cumulo do reacionarismo, uma igreja que vive sob dogmas ultrapassados, com atiyudes deste tipo consegue atrair menos fieis, bem vou parando por aqui, pois não gostaria de escrever o que realmente penso deste Bispo.

Anônimo disse...

Obrigado irmão, pela citação do aniversário deste compadre que vos escreve.
Meus cumprimentos pela admiração a música “Jesus, alegria dos homens”. Trata-se de uma obra prima. Linda, simplesmente maravilhosa!
Minha identificação, verdadeira reverência, por Bach é antiga (aliás, se Beethoven já o celebrava...), especialmente pela cantata 147, ou seja, a mencionada “Jesus bleibet meine Freude”. A possuo em 3 versões: uma em violino e órgão, numa caracterização tipicamente sacra para o natal; outra em orquestra, com a regência do grande pianista João Carlos Martins e, a que mais aprecio, na espetacular performance, com coral, da Royal Philharmonic Orchestra, de Londres.
De uma família com 27 músicos, J S Bach, foi genial. Seu legado para música é magnífico. E apesar dos concertos de Brandenburgo, das inúmeras músicas de câmara, suítes e cantatas, foi preciso Mendelssohn no século IX, resgatar e consagrar o mestre barroco.
E, do apuro musical, para um tema bestial. O propagado aborto em Pernambuco. Indignação e repugnância são dois vocábulos leves para descrever a atitude hedionda cometida pelo padrasto da menina, bem como, a dimensão e foco, dadas pelas autoridades eclesiásticas, configuram um lamentável discurso recheado de incongruência.
Tudo bem, “daí a César o que é de César” e assim sendo, se na visão dogmática, tal prática do aborto foi condenada, do outro lado, numa rápida e simples ótica racional, como essa menina, com todos os riscos já avaliados pelos médicos e não obstante, todo o trauma em si, poderia sobreviver a tudo isto?! Como pode se dar uma conotação de “causa menor” ao aborto em detrimento as atrocidades que a garota vinha sofrendo do monstro que coabitava a mesma residência?
Há um crime notório, reconhecido, uma brutalidade animalesca contra alguém de 9 anos! E, em contrapartida, fica o aborto, inserido numa proposição religiosa, num conceito que não é amplo da sociedade e sim de um segmento alinhado dogmaticamente com determinada doutrina, revestida de um preceito dito “sagrado”.
A impunidade, o descaso e um considerável descrédito, que beira ao desalento na busca por ideais, se instalam neste país. E, ainda temos a frustração, de perceber que os holofotes em poder de formadores de opinião, como os representantes da igreja, projetam para o vazio, o pouco de luz que precisamos para atenuar tamanha desordem moral, de postura selvagem e covarde mesmo, envolvendo crianças, aqui, em “Terra Brasilis”. O verdadeiro “irmão contra irmão”, isso sim, deveria ser alvo de campanha sacerdotal.

Ricardo disse...

Pois é, Mundy. O que acontece é que as pessoas continuam católicas só "formalmente". Como gostam da mensagem cristã e costumam seguir atividades ligadas ao catolicismo, "esquecem-se" que, por trás do que veem, há o que não veem, que é essa moral ultrapassada. Se houvesse uma pesquisa da Igreja Católica destacando realmente o que é necessário para ser um fiel e um questionário para saber sobre o cumprimento dos preceitos, eu acho que o Brasil passaria a ser um dos países com menor índice de católicos no mundo.

Ricardo disse...

Paulão, eu sempre soube que você era um sujeito "musical"; mas, não podia esperar que seu bom gosto abraçasse tão intensamente a música clássica. Também adoro o velho Bach. Realmente curioso é o fato de os filhos terem ficado famosos antes do mais importante representante da família, o paizão Bach. Dizem que o paizão só era conhecido pelas peças sacras e que, ao abrirem o seu baú de composições "particulares", foram descobertas essas maravilhas todas que ouvimos hoje.
Se você quiser desfrutar, tenho uma coleção "Best 100 of Bach", contendo as sacras, música de câmara, para virtuoses, etc.
Viva o Jão Tião (Bach)! Rsss

Maria disse...

Bons dias senhor Ricardo !!
Quanto ao caso da menina que abortou ele é arrepiante, também foi notícia em Portugal. Infelizmente casos como esse acontecem em todo lado. A posição da igreja , ou desse bispo é completamente absurda .Que o clero é contra o aborto nós já sabíamos, mesmo em posições extremadas como dessa menina. Mas eles não poderiam simplesmente ficar em silêncio?! Muitas vezes penso nos fundamentos do cristianismo : amor ao próximo, igualdade entre todos os homens, justiça, perdão, renúncia dos bens terrenos, paz…Mas, onde jogaram os católicos esses fundamentos? Estes sim são intemporais. Agora alguns pressupostos a que se agarram os católicos com unhas e dentes são um completo absurdo. Aí eles pararam no tempo, aí eles falam em tradição esquecendo-se que o tempo muda e com ele a ciência, a mentalidade.
Proíbem o uso do preservativo, o aborto. Agora até se deram ao luxo de qualificar como imoral e supérflua uma das maiores /melhores decisões de Obama de permitir investigações com células estaminais.
Outra coisa que eu achei absurda e gravíssima foi a negação pelo bispo Richard Williamson do holocausto e a suspensão da excomunhão deste bispo pelo papa …Razão tinha Eisenhower quando encontrou as vítimas nos campos de concentração e obrigou alemães das cidades vizinhas ir ao campo e mesmo até enterrar as vítimas e exclamou” Que se tenha o máximo de documentação-façam filmes-gravem testemunhos-porque há-de vir , um dia, em que algum idiota se vai erguer e dizer que isto nunca aconteceu”.
Daqui a pouco vêm dizer que estão a ser vítimas de uma cabala contra a igreja católica, que todo o universo se conjuga para acabar com eles, que …
Bem, melhor ter pensamentos positivos. Aproveitar o dia …O sol brilha lá fora com uma luminosidade fascinante. Apetece ir passear aproveitando estes últimos dias de Inverno que foi muito chuvoso e frio. Adoro sol, sobretudo este .
Abraços lusos para o amigo do Além… mar
Maria