segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Por Sérgio Morais

 Sempre que alguém se une aos "amigos dos amigos" faço questão de dizer que esse é um blog "construído" por todos nós. Apenas nominalmente o blog é meu. Para isso, sempre informo aos novatos que, se sentirem vontade, podem iniciar assuntos não postados originalmente por mim. Lendo um dos comentários feitos ao último post, achei que Sérgio Morais não deveria ter seu texto "escondido", a ser desvelado apenas por aqueles que tiverem a curiosidade de clicarem sobre o pequeno "comentários" ao final do post. Por isso, trouxe seu pensamento para "alimentar" o blog, e suscitar novos bons comentários.
  Aliás, faço isso sem pedir licença ao próprio Sérgio, mas esperando que ele entenda isso mais como uma homenagem do que como uma usurpação de um texto seu.
   Agradecendo sua participação, segue o texto... e o meu comentário - afinal, eu também estou aqui para isso. Rsss.

"O Infinito do Ser


Busca, aspira o infinito do ser...
Vê e sente, acredita no sempre...
Longínqua essa paragem,
Dura a miragem do nunca inexistente mas persistente, no caminho
Percorrido pela alma forte, vestida e, de repente, despedida pelo sofrimento do Momento inalcançável, no precipício abominável do início do fim,
Que não chegou a começar...
Passagens escritas, profecias guardadas, temidas!
Decadência pressagiada,
Sonhos protegidos,
Vontade encadeada pela luz forte da fé!...
Pecados surpreendidos no silêncio
Do pensamento obscuro e receoso, que restringe o corpo ansioso.
Ambição de revestir o coração além da carne
E do ensinamento penoso de não poder sobrevoar a 'morte'!
E eis que surgem as certezas incertas de nada saber...
Procura ansiosa do controlo da vida que se está a perder...
Temerosa essa imagem holocáustica,
Vislumbrada sistematicamente,
Denunciando o medo de punição de que a humanidade está ciente.
Gasto o simbolismo efémero que tenta omitir erros,
Mórbido o sentimento de culpa de não poder...
Sonhos catapultados para o longínquo da ilusão,
Numa esperança insultuosa de tão forte ser...
E novamente a lenda insinuosa
Que perde toda a validade face à supremacia do sentimento,
Que tenta, experimenta e consegue o impossível de
Fortalecer um ser susceptível a toda a fraqueza escondida,
Guarnecida de terrores que procuram os sonhos perdidos
Pela ameaça da proximidade do que parecia jamais ser alcançado
E que demonstra que o Amor não poderá sair derrotado.

Este sou Eu? E vocês, o que vêem?"

  Parece que, bem ao modo de Nietzsche e Heidegger, Sérgio entende que, em vez de falar do "indizível" apenas pelas vias negativas, é possível abordá-lo pela via poética.
  O ser humano é, ao mesmo tempo, algo muito complexo - enquanto "objeto de conhecimento" - e reducionista - enquanto "sujeito de conhecimento". E quando se trata de explicar ao homem o que é "o homem", sujeito e objeto se unem numa teia de conceitos, atividades... e passividades quase incompreensível. É nessa hora que nos socorre a poesia que, enquanto, delicadamente, passa a mão sobre esse intrincado estado de relações, "sente", "intui" - muito mais do que "vê" e "sabe" - o que está implicado ali. Mas, como reconhece que nem tudo que se intui é passível de uma descrição "clara e distinta", limita-se a abrir as portas de nossa percepção para algo que está além do que é efetivamente percebido. E isso só se consegue com esse jogo de metáforas e correlação de paradoxos que o pensador-poeta habilmente utiliza.
  Parabéns e obrigado, Sérgio!

3 comentários:

Sérgio Morais disse...

Obrigado pela publicação e obrigado pelo comentário!
Abraço!

mundy disse...

Bem queria pedir desculpas ao Sérgio , por ter tecido um comentário no outro post e nao ter lido o que ele escreveu, como o Compadre Ricardo escreveu, o amigo soube colocar de uma forma poética as palavras e de certa forma argumentaçao lógica e racional, do meu ponto de vista, parabéns pelo texto e muito bem a observancia do Ricardo, ao ter tido a sensibilidade de passar o texto para um POST e nao um simples comentário, pois de fato , o que colocaste nao merecia ficar ali num simples numero de um comentário, pois como colocado por mim acima, botei o meu e simplesmente passei batido pelo seu, entao o Ricardo fez o que se deveria ser feito, uma Justa homenagem o que era restrito virou um POST.Parabéns aos Dois.

mundy disse...

Bem no outro post, Ricardo colocou que me convidou para uma cerveja e que recusei, já expliquei que nao foi isso, mas já que é para fazer convites, convido ao fraterno amigo , que alem de apreciar uma cerveja , aprecia um bom vinho, entao o convido nao para tomar uma cerveja ou vinho poderemos faze-lo , mas aviso que o convite é para bebermos um café, sei que o amigo é apreciador da bebida, e eu nunca tive o forte neste sentido, mas nestas minhas buscas para terapias que acalmem meu ser , ando me arriscando na area da Gastronomia, fiz uma Pizza outro dia com a minha esposa que quem experimentou disse ter ficado bastante saborosa , fiz uns sorvetes um de chocolate e outro de coco que também recebeu elogios, mas o convite naó é para tomar cerveja, vinho, comer pizza ou tomar sorvete, podemos fazer tudo isso,mas na realidade é que hoje aventurei me a fazer um café, mas do jeito que nossas avós faziam com coador de pano, cafeteira de aluminio, tentando extrair um melhor aroma, ainda nao ficou 100%,mas quem já provou disse que ficou melhor que o da minha Mae, nao sei se é elogio ou ou da minha mae deve ser horroroso, pois eu nunca bebi o café da minha mae e olha que já tenho quase 48 anos, hehehehehehe, mas estou na fase de testes, minha vontade é de comprar o Grao de Cafe apenas torrado e moer o mesmo, mas por incrivel que pareça nao encontro aqui em Maricá um moedor manual, na Internet até acho , mas eletricos, assim como cafeteiras, mas o meu intuito nao é fazer a coisa na maquina, é como disse voltar ao tempo da VOVO em que a coisa era feita de forma artesanal, o sentido é esse para extrair o melhor do Grao ou no caso do que foi feito agora há pouco do Pó, mas como disse estando na fase de Testes , hoje usei um pó extra forte, mas sei que existe o tradicional, intenso, descafeinado, o intuito é fazer uma degustação, em breve pretendo ir ao Rio para comprar mais umas duas ou tres cafeteiras manuais,coadores de pano, moedor de Graos e Graos , bem estou indo para um caminho novo, a experimentaçao gastronomica, e neste novo caminho tenho muito para aperfeiçoar, o convite esta feito, agora a bola foi para voce, arruma um tempo na sua agenda e venha aqui no Barraco no Elisa, heheheheehehehe, E traga tambem sua receita de café, pois vc , fazia o seu café.