sexta-feira, 10 de junho de 2011

Esse Voltaire...

   Adoro os livros de Voltaire. Sua ironia e seu estilo proporcionam uma leitura muito agradável dos seus textos.
   Por esse motivo, quando vi uma ilustração representando o filósofo francês na capa da revista "Filosofia - conhecimento prático" deste mês, fiquei empolgado. Quanto mais se falar de Voltaire, mais seu espírito crítico e provocativo viverá.
    Comprei a revista e, logo na capa, vem escrito: "A temível pena de Voltaire". O Editorial informa que, durante os tempos de protesto, na França, contra a dominação da Argélia por aquele país, um ministro teria sugerido ao general Charles de Gaulle que prendesse Sartre, àquela altura, um "incômodo" ativista anticolonialista. O general teria respondido: "Não se prende Voltaire". Sinal de que o filósofo iluminista ainda gozava de prestígio na sua terra natal.
     Mas não foi exatamente para discorrer sobre a filosofia de Voltaire que coloquei esse post. É que, lendo a matéria, e passando por um determinado dado biográfico, não pude deixar de lembrar de uma frase bastante representativa do jeito voltaireano de pensar. A revista narra uma das "fugas" de François-Marie Arouet (nome "oficial" do nosso querido Voltaire) da França. Ele se abriga nas propriedades de uma amiga, a marquesa Emilie du Châtelet. Apesar de já ser casada, ela e Voltaire mantiveram, sob as barbas do marquês, um relacionamento amoroso. E é de madame du Châtelet que eu quero falar.
    A senhora era uma brilhante cientista, incorporando e defendendo, inclusive, uma teoria leibniziana na Física, que contrariva as intuições do grande Newton. 
   Fato é que a senhora recebeu o seguinte "elogio" de Voltaire: "Du Châtelet era um grande homem, cujo único defeito era ser mulher".
   Esse Voltaire não era mole!  

3 comentários:

mundy disse...

Em outro Post , falei sobre o fato de Merval Pereira ter sido eleito para a cadeira 31 de Moacyr Scliar, agora venho para divulgar que de 12 a 15 de junho, haverá no MIdrash Centro Cultural no Leblon, rua General Venacio Flores, 184 uma serie de leituras da obra do falecido autor por alguns artistas, entre eles Renata Sorrah e Carolina Dieckman, o evento começa no dia 12 de junho as 20.30, e o valor de Ingresso é bastante acessivel, uma lata de 1Kg de Leite em Pó, olha compadre parece que ando sendo um divulgador de eventos no seu Blog, primeiro a Filha de Lacan, agora Moacyr Scliar, espero que nao fique zangado comigo, hehehehehehehe.

Claire disse...

po mto legal....fiz uma resenha sobre o discurso sobre a felicidade da Chatelet....vou incluir essa frase rs bjs

Ricardo disse...

Claire:
Fiquei impressionado com a biografia da marquesa Du Chatêlet, mas confesso que não li nada dela. Mas ainda há tempo. Rsss.
Sobre o Voltaire, há outra frase que mostra como ele podia ser, ao mesmo tempo, um bom amante e um bom companheiro intelectual da marquesa: "Aimer et penser: c'est la véritable vie des esprits".