quarta-feira, 29 de junho de 2011

Uma semana movimentada... mas ótima!

  Esta semana está sendo muito agitada. Se bem que "agitação" é o que não tem faltado nessas últimas semanas de compromissos acadêmicos.
  Mas, ao contrário das semanas anteriores, onde a gravidade das tarefas atua pesadamente sobre os ombros - e o esgotado cérebro, também -, esta está sendo por demais aprazível. Entretanto, embora os sete dias não se tenham passado, ouso arriscar que o dia de ontem restará como melhor que os outros seis.
  Tudo tem motivos. Seguem os meus.
  Desde segunda-feira, dia 27, estou participando do I Simpósio Nacional Nietzsche Filosofia e Arte, na Universidade Federal Fluminense. Ontem, entretanto, o dia foi entusiasmante demais. Abriu o dia a professora Maria Cristina Franco Ferraz, referência no estudo de Nietzsche, tratando do tema "Interpretação". Ela apresentou um texto seu, ainda inédito, que fará parte de um livro a ser publicado em breve. Seguiu-se, ainda pela manhã, uma palestra de Gilvan Luiz Fogel, da UFRJ. À tarde, tivemos uma "dobradinha" bem "afinada", apresentando o tema "Perpectivismo". A professora Vânia Dutra de Azeredo, da PUC-Campinas, foi seguida pela professora Sílvia Pimenta Velloso Rocha, da Uerj, que produziram duas apresentações com uma continuidade perfeita. Gol de placa!!! Se é que me entendem. Rsss.
   Não bastasse isso - que já foi muito bom! -, eu, Henrique e Levi tivemos o prazer de acompanhar mais um "Notas Filosóficas". Desta vez, o professor Silvério e a coordenadora do evento, Faiga, nos brindaram com uma apresentação da ética deontológica de Kant. Tema complexo, que, no entanto, foi apresentado com a costumeira competência pelo Silvério. Acompanhamos, ainda, cenas do filme "Invictus" e músicas de Caetano Veloso, entrecortados pelos afiados e precisos comentários de Silvério. Gol de placa... novamente!
   A plateia, talvez intimidada pelo peso do nome "Immanuel Kant" silenciou... no que poderia ser mais um bom debate.
   Parabéns, Silvério e Faiga, por mais outra boa apresentação!
  Aliás, agradecimentos é que não podem faltar a esta dupla tão generosa; afinal, ontem fui premiado com elogios dos dois, referindo-se ao conteúdo do blog e às referências constantes ao "Notas Filosóficas". Agradeço, portanto, em dobro.

Nenhum comentário: