quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Hildegarda de Bingen

   A primeira vez que ouvi falar na "senhora" que dá nome ao post foi através de uma amiga chamada Maria - não a "nossa" Maria, amiga dos amigos, aqui do blog, historiadora e teatróloga -, mas uma outra, filosofante amiga, da Universidade Federal Fluminense.
   A pesquisa da "outra" Maria focava justamente essa monja, da virada do século XI para o XII, bastante avançada para a época em questão.
   Para quem não conhece Santa Hildegarda de Bingen - É, a monja é santa, gente! -, vale a pena uma breve incursão pelo Google. É surpreendente. Aqui registro apenas o começo do que lá está: "Santa Hildegarda de Bingen, em alemão Hildegard von Bingen (Bermersheim vor der Höhe, verão de 1098Mosteiro de Rupertsberg, 17 de setembro de 1179), foi uma monja beneditina, mística, teóloga, compositora, pregadora, naturalista, médica informal, poetisa, dramaturga e escritora alemã, e mestra do Mosteiro de Rupertsberg em Bingen am Rhein, na Alemanha".
   O mais curioso, entretanto, não é apenas tudo isso o que a Santa Hildegarda é - o que já é muita coisa -, mas eu ter encontrado uma referência ao seu nome nada mais, nada menos que no livro "Cerveja - Guia Ilustrado Zahar".
   Eis que eu lia o supracitado livro, a fim de conhecer um pouco mais do líquido que adoro beber, quando me deparo com o trecho "Hildegarda e o Lúpulo".
   Lá está dito que: "Registros do século VIII mostram que o lúpulo era comumente cultivado nas abadias, mas não especificamente para uso em cerveja. A primeira menção inequívoca sobre esse uso está nos textos de santa Hildegarda (1098-1179), abadessa de Rupertsberg, abadia beneditina perto de Bingen, não muito longe da cidade alemã de Mainz". Ela teria escrito: "Se alguém pretende fazer cerveja com aveia, ela é preparada com lúpulo".
   Um comentário à parte: o livro indica que Santa Hildegarda "forneceu o primeiro relato escrito sobre o orgasmo feminino".
   Para uma santa, e informado num livro sobre cerveja, o fato é bem curioso!!! Rsss.

4 comentários:

Anônimo disse...

PRECISO LER O LIVRO QUE ELA ( SANTA HILDEGARDA DE BINGEN , NOVA DOUTORA DA IGREJA CATOLICA ) ESCREVEU " SCVES " ( CAMINHOS , EM LATIM ) . PODE ME AJUDAR ?

Anônimo disse...

VI ALGO SOBRE O COREETO LIVOR DELA , DE SANTA HILDEGARDA DE BINGEN ( NOVA DOUTORRA DA IGREJA ) : " SCIVIAS " . COMO TER ESTE LIVRO ?

Ricardo disse...

Caro Luiz Camacho:
Em função da demora na minha resposta, não sei se já conseguiu o livro em questão. Entretanto, se ainda não tiver obtido o que pretendia, posso entrar em contato com a amiga que citei no post, e ver se ela tem alguma informação que possa ser útil.
Aliás, há que se destacar que o trabalho de pesquisa dela, em relação à monja, é algo de maravilhar qualquer um, com documentos obtidos na Alemanha e em horas de imersão no Mosteiro São Bento - se não me falha a memória é no de São Bento mesmo.
Estarei com ela em breve, e aproveitarei para perguntar-lhe sobre "Scivias", inclusive, se há alguma tradução disponível - a não ser que você encare o latim ou o alemão.
Colocarei a resposta, em breve.
Abração.

Mirtes disse...

Para os interessados em hildegarda de Bingen, o livro Scivias já possui uma versão em espanhol. Ricardo me interessei sobre o trabalho de sua amiga, uma vez que no meu mestrado e agora no Doutorado estudo a obra desta que foi inegavelmente o maior nome do Medievo do século XII. A propósito hoje se comemora o dia dela.
Abraços.