quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Notas Filosóficas de agosto

   Ontem, pude participar de mais um Notas Filosóficas... ainda bem!
   Tivemos, como sempre, a competência do Silvério desenvolvendo o tema proposto, além da ótima música de Lulu Santos. Quanto a esse último ponto, mal acostumado que estou com a música ao vivo, senti a exibição apenas de vídeos.
   Como ponto negativo, apenas, um grande contratempo com nossa amiga Faiga, que foi resolvido a contento, graças à sua competência.
   Desta vez, Silvério foi muito corajoso, arriscando-se em apresentar Hegel para nós. Já não seria fácil fazê-lo num curso formal, menos ainda numa só palestra, menos ainda para não especialistas, em uma apresentação com o "formato" do Notas Filosóficos, que é extremamente leve.
   Apesar de todas essas dificuldades, Silvério escolheu uma "ancoragem" - a dialética hegeliana - e seguiu sua exposição... junto com Lulu. 
   Desta vez, como seria de se esperar, não tivemos um tempo final para as perguntas e comentários. De minha parte, já encerrado o evento, eu disse que gostaria de lembrar a ideia de que Hegel reconhecia que todo filósofo tem duas filosofias, primeiro a de Spinoza, e só depois a sua própria. 
   Queria, então, registrar meus parabéns para a execução do plano ousado do nosso professor, principalmente por perceber o quanto ele "suou" para transmitir algumas das ideias hegelianas.
   A próxima - que manterei em segredo, por questões de respeito aos nossos queridos organizadores -, será mais fácil, com certeza.

PS. Nosso amigo Bruno de Oliveira chamou minha atenção para um possível "escorregão" em relação à informação de que Hegel teria dito que "todo filósofo tem duas filosofias, primeiro a de Spinoza, e só depois a sua própria". 
   Realmente, do jeito que ficou, a afirmação está com a cara de uma frase de Henri Bergson - "Todos os filósofos têm duas filosofias: a sua e a de Spinoza". A sentença hegeliana, a bem da verdade, é a seguinte: "Ser um seguidor de Spinoza é o começo de toda filosofia".
    Correção feita, e agradecimentos registrados ao nosso querido amigo Bruno. Valeu!

6 comentários:

Bruno de Oliveira disse...

Essa coisa do filósofo ter duas filosofias não é do Bergson?

Fiquei confuso.

Se não me engano o Hegel faz comentários sobre o Spinosa dizendo que aquele que se pretende filósofo deve antes se purificar no spinozismo.

mundy disse...

Eu nao sei quem disse que Filosofo tem duas filosofias, mas posso afirmar que politico e em principal o brasileiro, tem varias ideologias, de acordo com o momento,rssss, pois é um tal de quem dizia ser de esquerda vira de de direita, quem é da direita vira esquerda e por aí vai, um verdadeiro samba Lele , se tem uma maneira de meter a mao em dinheiro publico ,sao todos praticamente da mesma ideologia,alias somos e produzimos fatos curiosos em termos politicos, o candidato do PSOL a Prefeitura do Rio, o Marcelo Freixo, nao sai do templo da Burguesia o Shopping Leblon, nao que ele por ser PSOLISTA nao possa ir ao Leblon, mas isso se deve a modernidade, em que tudo ideologicamente esta misturado, assim como tem candidato de direita que nao sai das comunidades da periferia, ironias a parte e procurando respeitar a forma de cada um pensar, para mim politica hoje em dia nao é mais uma questao de projetos politicos concretos que visem uma melhoria para o povo com projetos pensados e organizados para tal fim, mas sim de projetos politicos pessoais, em que o que o cara quer é entrar para o POder e se dar bem, nao se pensa mais em trabalhar, alias em realidade aqui no Brasil este nunca foi o intuito em trabalhar para defender projetos politicos de acordo com uma ideologia, mas a parada era mais disfarçada, hoje é na cara de pau mesmo que eles agem, e no fim serve se umas saborosas pizzas que agradam ao da Direita, ao da esquerda, ao do centro, pois o que se quer apenas é ter o Poder custe o que custar,e depois querem me convencer que um sujeito gasta 20 milhoes numa campanha, para ganhar em quatro anos 10% disso ou pouco mais ou menos, nao parei para fazer conta.

mundy disse...

No Municipio que Resido tem um candidato que chega no dia primeiro de setembro num Bairro e faz um discurso de que no dia 2 estara lancando a pedra fundamental da Construçao de uma Escola, passa quinze dias e ele vai em outro bairro e diz que no dia seguinte esta lancando a Pedra Fundamental da Construçao da Tal Escola, ou seja passa a campanha inteira dizendo que a tal escola começara a ser construida no dia seguinte do discurso dele e nada, e assim ele vai empurrando com a barriga e no fim nao tem nada de concreto, e o Pior deve ser eleito com este discurso Fake.

Ricardo disse...

Querido compadre:
Primeiramente, quero registrar a felicidade em tê-lo de volta de maneira direta, ou seja, sem a necessidade de minha intervenção, "resgatando" seus comentários do "Limbo-SPAM".
Sobre a Política, realmente, a coisa está feia. Mas não sei, sinceramente, como a situação pode melhorar.
Um dos indícios do problema é que os políticos, hoje, são profissionais. O sujeito não é médico, engenheiro, comerciante E político - ou, pelo menos, só o é no início -, ele é político e ponto final. Aí, em tese, ele tem que se manter "trabalhando", para ganhar seu pão. Para isso, na concepção deles, vale tudo.
E essa profissão é tão boa, que vemos que ela passa de pai para filho - ou familiares, de um modo geral. Até acredito que uma família tenha alguém com inclinações para a política, mas é muita coincidência o pai, a mãe, dois filhos, sobrinhos, etc., todos terem essa "veia" política.
Caímos no que eu sempre reclamo: falta ética... também nessa área de atuação humana.
Mas, aí, vem a pergunta: Será que nós - a população como um todo -realmente queremos que haja bons políticos? Ou será que nós queremos apenas políticos que atendam às nossas necessidades pontualmente?
Outra pergunta: Será que nós estamos preparados e com tempo - ou com "saco" - para acompanhar a Política?
Abração.

mundy disse...

Da série " O Povo não sabe votar", algum tempo atras Núbia Cozzolino , politica de muitos anos de maus serviços prestados a população de Magé foi presa ou responde processo ou ate já deve estar soltinha cometendo novos crimes na Cidade em face do continuo ato de desviar verbas públicas, pensando bem deve estar solta, aqui nesse País fica preso ou encalacrado para o resto da vida, o cidadão que não consegue em face da carga tributária manter o seu negócio, mas voltando ao que interessa esta Senhora e seus familiares vivem ou viveram por anos, aposto no vivem ainda, do que já citei acima, esse Senhor Junior do POsto que foi preso hoje , fazia parte da politica em Magé, Guapimirim munícipio perto de Magé foi criado e Junior do Posto para lá voltou seus tentáculos gulosos como é do clã Cozzolino e fez e faz a mesma prática, foi preso hoje com mais algumas pessoas , mas não me causara estranheza alguma, breve estar solto para exercer o que mais gosta roubar o dinheiro público, o crime pode não compensar em outros lugares, mas no Brasil parece que esta frase ao menos nao tem função e lembro ainda que outro dia, fui ao Bairro de Campo Grande no Rio e um carro de som caminhava com Carminha Jerominho no banco do carona fazendo um discurso de que iria lutar até o Fim para derrubar a quem a persegue e seus inocentes familiares , para quem nao sabe a Moça e alguns familiares respondem a diversos processos ligados a atividades criminosas, e linda e saltitante no Carro de Som clamava por Justiça, é eu tambem clamo por Justiça que ela vá para o Xilindró de fgato.

mundy disse...

Meu amigo do peito ,mas sumido do blog e ate dos papos ao vivo, escrevu aqui que discordava do meu pensamento sobre favorecimento a alguns clubes em detrimento de outros, pois bem em reuniao do STJD, o jogador do Flu Matheus Carvalho pegou 4 jogos de suspensao pela expulsao contra o Cruzeiro , e o jogador do Cruzeiro expulso junto com ele pegou 2, até aí tudo bem, pois o menino do Flu por mim poderia pegar ate 800 jogos,pois é ruim toda vida, hahahahahahaha, brincadeiras a parte , agora eu falar do mais sério, o árbitro daquela partida foi o Paulo Bezetta, que fez uma série de lambanças contra o Flu e contra o Cruzeiro, com ele nao aconteceu , continua livre para apitar, mas o dirigente do Flu que reclamou dele, o Rodrigo Caetano foi suspenso por 30 dias , mas aí o meu amigo Ricardo vai falar , mas o RC deve ter pego pesado e de alguma forma merceu os 30 dias, é pode ser, mas os dirigentes do Corintians desceram, o cacete na arbitragem contra o Santos, estao todos livres, e o trio de arbitragem foi suspenso, diga se de passsagem que de fato erraram e ate o Presidente da comissao de arbitragem demitido, aí neste Fim de semana o Tecncico do Timeco da Fiel o Tite desceu a lenha de novo na arbitragem no jogo contra o Galo e o jogador Emerson idem, bem o Presidente do STJD é conselheiro do Corintians , vamos ver se algo ira acontecer com algum dos dois , o que Emerson fez é passível de 19 jogos de suspensao, aposto que nao pega 2, e ele falou barbaridades aos sair de campo e o Mateus Carvalho trocou empurroes com o adversario e pegou 4 jogos, sendo que nunca havia pisado num tribunal esportivo, pois começou a carreita outro dia, e o Emerson ate falsificaçao de documentos , fora um monte de expulsoes ja é fregues do STJD, amigo é muita ingenuidade nao crer que façam sacanagem, mas esperemos o resultado do julgamento do Emerson e do Tite se ocorrer para me alongar mais, mas acho que de alguma forma o amigo possa refletir, os caras do Corintians derrubam juizes e presidente de CONAFS , os do Flu que abrem a boca e ate de maneita mais leve sao condenados, e fazem tudo na cara dura.