domingo, 29 de março de 2015

Ethics - The Big Questions


   O título do post é o mesmo de um livro de Julian Baggini.
   Eu não conhecia o autor. Conforme diz, apesar de ser chamado de filósofo, ele tem escrito mais sobre Filosofia do que efetivamente feito esta. Mas, a bem da verdade, ser um filósofo, no estrito sentido do termo, isto é, produzir uma doutrina que dê conta de explicar o mundo, em suas diversas manifestações, é algo bastante improvável. O que mais vemos sair dos bancos das faculdades de Filosofia são grandes comentadores das visões de mundo de alguns poucos filósofos. Eu, por exemplo, contentar-me-ia em estar neste grupo dos bons comentadores. Aliás, talvez eu até ficasse feliz de ser apenas um bom historiador da Filosofia. Afinal, ao contrário do que pensam muitos, não há História da Filosofia que não seja, ela mesma, já filosófica.
   Bem... voltemos ao Julian Baggini. 
   A contracapa do livro diz: "Julian Baggini is one of Britain's most popular writers on philosophy and bestselling author. The Financial Times has said of him that 'Every society needs its guardian of good sense: Baggini is ours'. Não é pouca coisa ser o "guardião do bom senso de uma sociedade", hein! Rsss.
    O livro faz parte da série "The Big Questions", cujo editor é ninguém menos que Simon Blackburn, professor de Filosofia da Universidade de Cambridge. A série tem títulos sobre Filosofia, Física, O Universo, Matemática, Deus, Evolução, Mente e, este do que trato, Ética.
   O título sobre o qual escrevo traz vinte capítulos, tratando de questões como "Os fins justificam os meios?", "O aborto é assassinato?", "Nós somos responsáveis por nossas ações?", "A moralidade é relativa?", entre outras.
   Dei uma olhada em alguns dos capítulos, mas só li um por inteiro, o que diz respeito às leis sobre drogas. Isto porque, alguns dias atrás, tive a oportunidade de assistir a uma argumentação sobre o tema. O texto é leve, e acho que ajuda a pensar em ética aplicada. Talvez possa servir bem para aulas referentes a este campo da Ética.
   Por útlimo, vale registrar que quem quiser pode assistir a  uma palestra de Julian Baggini. Basta acessar: http://www.ted.com/talks/julian_baggini_is_there_a_real_you 

Nenhum comentário: