quinta-feira, 23 de abril de 2015

FHC e a maconha


   Por falar em Fernando Henrique Cardoso, o ex-presidente, ontem, participou de um debate sobre a regulamentação de substâncias entorpecentes. Apesar de ser um líder conservador, FHC afirmou que é favorável à legalização da maconha e disse que a política de guerra às drogas é equivocada.
   O ex-presidente narrou a conversa com uma senhora, moradora de uma favela, e que ela teria dito: "Tenho um filho que entrou para o crime, e o outro não. Quando a polícia chega, bate nos dois e em mim também". Mesmo que descontemos um possível excesso da senhora, sabemos que - até por conta do estresse dos policiais, quando entram no ambiente hostil das favelas - há uma postura,  no mínimo, pouco inteligente no trato com os moradores destas regiões.
   Dartiu Xavier da Silveira, professor de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo, afirmou o seguinte: "Identificamos o inimigo errado. A cada cem pessoas que usam maconha, apenas nove se tornam dependentes. O problema não é a substância em si".
   Fernando Henrique endossou as palavras do professor, dizendo: "Temos combatido fantasmas. Matam-se traficantes, mas não se acaba com o tráfico. [...] Para reduzir o consumo, tem que atacar a demanda, como foi com o tabaco".

Nenhum comentário: